Presidente eleito da Indonésia espera implementar 50% de mistura de biodiesel em 2025

Publicado em 26/08/2024 18:18 e atualizado em 27/08/2024 07:04

Logotipo Reuters

JACARTA (Reuters) - O presidente eleito da Indonésia, Prabowo Subianto, espera implementar uma mistura obrigatória de 50% de biodiesel à base de óleo de palma no diesel até o início do próximo ano, o que, segundo ele, reduziria as importações de combustível em 20 bilhões de dólares por ano.

A Indonésia disse na semana passada que planejava aumentar a mistura para 40% em janeiro de 2025, em comparação com os 35% atuais, em um esforço para reduzir as importações de combustível e diminuir as emissões de combustíveis fósseis.

Prabowo assumirá em outubro o lugar do atual presidente Joko Widodo, cujo governo ordenou que o setor de óleo de palma se preparasse para o B50, uma mistura de 50%. Já foram iniciados os testes para a preparação da mistura mais alta.

"Estamos no B35 agora e vamos acelerar para o B40, B50", disse Prabowo no final do sábado.

"Com o B50, 50% de biodiesel feito de óleo de palma, quando chegarmos ao B50, se Deus quiser até o final deste ano ou no início do próximo, economizaremos 20 bilhões de dólares por ano e não precisaremos enviar esse dinheiro para o exterior."

A maior associação de produtores de óleo de palma da Indonésia, a GAPKI, disse que o B50 não pode ser implementado no início de 2025, pois não foi testado, disse o presidente da GAPKI na segunda-feira.

A associação de produtores de biocombustíveis da Indonésia, APROBI, disse que os produtores precisariam de tempo para testar o combustível B50 e aumentar sua capacidade de produção para atender à demanda, disse o secretário-geral do grupo.

O B50 consumiria cerca de 18 milhões de toneladas métricas de óleo de palma bruto, acima dos 11 milhões estimados para o B35 este ano, informou a GAPKI anteriormente.

O consumo de óleo de palma da Indonésia cresceu 7,6% ao ano em média desde 2019, de acordo com dados do GAPKI, enquanto a produção no mesmo período aumentou menos de 1% ao ano na Indonésia, o maior produtor e exportador mundial de óleo de palma. O aumento do mandato do biodiesel resultaria em volumes de exportação menores.

(Reportagem de Bernadette Christina)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário