Emater Goiás inicia entrega de sementes de milho para produtores de leite no estado
A Emater Goiás, em parceria com a Secretaria da Retomada, iniciou a distribuição de 8 mil sacas de sementes de milho para produtores de leite em vulnerabilidade social de Goiás. O objetivo da iniciativa é fortalecer o programa de desenvolvimento pecuário-leiteiro do estado, ajudando os produtores a diminuírem os custos com a alimentação dos animais no período de seca.
O anúncio feito pelo presidente da Emater, Rafael Gouveia, durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Goiás em Rio Verde, com a presença da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, marcou o início das entregas.
“Dando continuidade às ações em apoio aos produtores de leite que enfrentam dificuldades, devido ao baixo valor pago pelo litro de leite, a Emater vai entregar mais de 8 mil sacas de sementes de milho, de 10 kg cada, para os produtores rurais reduzirem seus custos com a manutenção do rebanho”, explica o presidente.
Segundo Rafael Gouveia, a expectativa é atender cerca de 4 mil produtores de leite em todo o estado. “Cada produtor irá receber dois sacos de 10 kg para plantar 1 hectare de lavoura. A expectativa de produção de grãos é de 4.000 kg por ha e a silagem é de 40.000 kg/ha, podendo chegar respectivamente a 6.000 kg de grãos e 50.000 kg/ha silagem em condições favoráveis de clima e tecnologia de cultivo. As sementes que vão ser entregues são do milho Emgopa 501 e AL Bandeirante, produzidas nas estações experimentais da Emater”, detalhou o presidente.
A Emater Goiás distribuirá as sacas de milho em todos os municípios onde possui escritório local e os produtores de leite beneficiados serão selecionados pela instituição, seguindo critérios como situação de vulnerabilidade social, assistidos pela Agência e com CAF ou DAP ativos, priorizando produtores que vivem em assentamentos.
Mais incentivos aos produtores de leite
Em maio, o Governo de Goiás iniciou a doação de 250 toneladas de grãos de milho a produtores de leite de 15 municípios goianos. A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou da primeira entrega realizada no Assentamento Maria da Conceição, em Orizona.
Cada produtor selecionado recebeu até cinco sacos com 50 kg de milho que foram destinados à alimentação dos rebanhos durante o período de seca. O alimento é cultivado nas estações experimentais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). “É um milho de muita qualidade, porque é um material excedente de um trabalho de pesquisa que realizamos nas nossas estações para a produção de sementes”, afirmou o presidente Rafael Gouveia.
0 comentário
Conseleite sinaliza leite projetado a R$ 2,4561 em novembro no RS
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros