CNA participa do 5º Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas
O presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Francisco Hidalgo Farina, participou do 5º Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas, na terça (13), em Cuiabá (MT).
Farina foi um dos palestrantes da mesa redonda “Estado atual e perspectivas da aquicultura de espécies nativas no Brasil”. Ele falou sobre a produção de peixes nativos no Brasil, que alcançou 263.479 toneladas em 2023, representando 29,7% do total de peixes de cultivo.
Segundo ele, o tambaqui, espécie essencial para o ecossistema amazônico e para a alimentação na região Norte, tem sido a principal espécie nos avanços científicos que melhoraram sua resistência e crescimento.
“Apesar dos desafios em infraestrutura, a produção sustentável dessa espécie oferece uma alternativa viável para a cadeia produtiva nacional e se posiciona para atender à crescente demanda global por alimentos saudáveis com sustentabilidade do ecossistema amazônico”, disse.
Ele afirmou ainda que entre as 52 espécies nativas que têm grande potencial produtivo, o tambaqui e seus híbridos tambacu e tambatinga representam grande parte da produção aquícola do país e ganham cada vez mais espaço à mesa dos consumidores brasileiros e americanos.
Francisco Farina também falou das exportações, da necessidade de políticas públicas e da união da cadeia produtiva para um crescimento com resultados favoráveis. Ele também enfatizou a importância da CNA à frente desse processo.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC