Deral indica colheita do milho perto do fim no Paraná e "dificuldades para cobrir os custos"
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, 96% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 92% da semana passada. O restante está totalmente em maturação.
Os técnicos do Deral ainda classificaram 29% das áreas como em boas condições, 45% como em médias e 26% em ruins. Esses índices ficaram superiores aos 27%, 46% e 27%, respectivamente, da semana anterior.
Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, “ainda restam alguns talhões a serem colhidos e os trabalhos foram parcialmente interrompidos devido à alta umidade dos grãos. Ainda assim, os trabalhos estão bastante adiantados em relação à safra anterior”.
Sobre os rendimentos, os técnicos apontam que “em regiões onde a pluviometria ajudou o desenvolvimento, alguns produtores que haviam semeado milho para ensilar acabaram colhendo grãos. Já em regiões afetadas pela seca, os produtores enfrentam dificuldades para cobrir os custos e a comercialização segue lenta”.
A publicação acrescenta ainda que, “foram registradas geadas em grande parte do Paraná neste fim de semana, inclusive em áreas mais ao norte do estado, porém em sua maioria fracas ou em baixadas. As chuvas que a precederam foram favoráveis, de maneira geral”.
0 comentário
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo