StoneX eleva estimativas de safra e exportação de trigo do Brasil em 2024/25
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de trigo do Brasil em 2024/25, cuja colheita teve início em algumas áreas, deve alcançar 8,43 milhões de toneladas, estimou nesta terça-feira a consultoria StoneX, que revisou para cima a produtividade das lavouras do Rio Grande do Sul.
Até o mês passado, a consultoria estimava a produção em 8,22 milhões de toneladas. Se a nova estimativa se confirmar, o país deverá elevar a produção em 4% na comparação com a temporada passada.
Para o Rio Grande do Sul, a StoneX promoveu um aumento da área plantada, diante de um cenário de preços um pouco melhores no curto prazo.
"O clima vai continuar no centro das atenções nas próximas semanas e meses até o tamanho da safra estar mais consolidado", disse o consultor em gerenciamento de riscos do grupo, Jonathan Pinheiro, em nota.
Nesta terça-feira, a Rural Clima relatou que algumas lavouras de trigo do Rio Grande do Sul foram atingidas por geadas nesta madrugada, com possíveis impactos na produtividade.
Por outro lado, a StoneX reduziu ligeiramente a previsão de safra do Paraná.
Em uma avaliação preliminar, a consultoria estima exportações de trigo de 1,76 milhão de toneladas pelo Brasil, ante 1,56 milhão na previsão do mês passado e 2,66 milhões na temporada anterior.
Os volumes embarcados nesse ciclo vão depender da qualidade do cereal que será colhido e da competitividade do Brasil no mercado internacional, ponderou a StoneX.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Exportação de trigo da Rússia deve bater recorde na 1ª metade de 2024/25
Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
Japão importará 4.000 toneladas de trigo para ração por meio de licitação