Governo de Goiás abre inscrições para o PAA Leite
O Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás, da Seapa e do Goiás Social, está com inscrições abertas para o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás – PAA Leite Goiás. Com orçamento de R$ 10 milhões, o programa vai adquirir leite integral de produtores para beneficiar mais de 17 mil famílias em vulnerabilidade social.
O cadastramento das propostas será realizado exclusivamente por meio da Plataforma do PAA Goiás, disponibilizada no site da Emater Goiás e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Os produtores de leite interessados em participar do programa têm até 23 de agosto para apresentar as propostas de fornecimento de leite.
O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, destaca que os técnicos da instituição estão preparados para orientar os produtores durante o período de inscrições. “Nosso time recebeu treinamento sobre o edital do PAA Leite para auxiliar os produtores no cadastramento de propostas e tirar todas as dúvidas dos interessados”, explica.
O objetivo do programa é incentivar a produção de leite por agricultores familiares e atender a demandas locais de suplementação alimentar. A estimativa é distribuir gratuitamente cerca de 2 milhões de litros de leite em quatro meses.
Essa é a primeira edição do PAA na modalidade de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite. A partir do cadastramento de organizações associativas ou cooperativas de agricultores familiares, o Estado irá realizar a compra do leite que, após o beneficiamento, será doado às unidades recebedoras, e diretamente aos beneficiários consumidores.
Nesta edição, o PAA Leite permite fazer o contrato com Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar. Essas entidades vão adquirir o leite do produtor e realizar o beneficiamento do leite e entregar para as entidades. Desta forma, o leite será entregue nas formas de leite em pó ou leite de saquinho, também conhecido como leite pasteurizado.
O programa será executado com recursos provenientes do Fundo de Proteção Social (Protege) do Estado de Goiás. O edital traz ainda os formulários que devem ser preenchidos pelas organizações fornecedoras interessadas em participar do PAA Leite, bem como a relação de documentos necessários à habilitação de beneficiários fornecedores (organizações associativas ou cooperativas de agricultores familiares) e beneficiários recebedores.
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 06 de setembro, com período de recurso entre os dias 09 e 11. O resultado definitivo está previsto para sair no dia 20.
Para conferir o edital completo, acesse: https://goias.gov.br/agricultura/programa-de-aquisicao-de-alimentos-do-estado-de-goias-paa-leite. Para mais informações, acesse o site da Emater Goiás ou procure a unidade local mais próxima.
0 comentário
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
Leite/Cepea: Preço ao produtor se mantém em alta em setembro