Pecuária/Cepea: Cepea amplia coleta com a colaboração de “Agregadores de Negócios”
O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, tem incorporado recursos tecnológicos para a captação de negócios e diversifica também na modalidade “relacionamento” para a IDENTIFICAÇÃO de compras-vendas de bovinos efetivadas no dia.
Profissionais liberais ou empresas e entidades que tomam conhecimento com frequência de negócios realizados por terceiros podem informar tais negociações ao Cepea, que procederá a toda checagem e cadastramento da fonte primária. Havendo a confirmação dos detalhes e o devido registro do informante, o negócio será considerado para a amostra inicial do Indicador CEPEA/B3, seguindo os critérios metodológicos estabelecidos.
Esses “agregadores de negócios” colaboram de forma espontânea e recebem o mesmo tratamento dedicado aos demais colaboradores Cepea.
A primeira empresa a participar desta modalidade é a agtech Agrobrazil, plataforma na qual pecuaristas informam seus negócios e visualizam, de forma aberta, os detalhes das vendas e compras efetivadas também por outros que de lá participam.
Dentro da plataforma Agrobrazil, as informações registradas são checadas pela empresa – com base no histórico, por whatsapp ou telefone – com o próprio pecuarista e só depois liberadas para acesso de todos os participantes. Aqueles com perfil já validado pelo sistema, têm suas informações compartilhadas logo após o registro. A plataforma oferece aos participantes parâmetro de como está o mercado praticamente em tempo real.
Ao informarem seus negócios na plataforma, os usuários da Agrobrazil podem escolher se querem, ou não, compartilhar suas informações também com o Cepea. Caso deem seu consentimento, negócio a negócio, seus dados serão enviados por e-mail para a equipe do Indicador do Boi CEPEA/B3.
Ao receber cada um desses e-emails, a equipe Cepea irá verificar se aquele pecuarista já é “Colaborador Cepea”. Caso não seja, ele será convidado a se tornar Colaborador. Feito o cadastro, serão checadas as informações do negócio e, se estiver em linha com o previsto na metodologia do Indicador CEPEA/B3 ou dos regionais, será incluído na amostra inicial do Cepea. Esse conjunto de dados, por sua vez, é submetido a análises estatísticas já previstas de modo a serem obtidos o Indicador e as médias regionais.
O fundador da Agrobrazil, Caio Junqueira, enfatiza que essa colaboração ao Cepea se dá pela convergência de objetivos: contribuir para a transparência do mercado, diminuindo a assimetria de informações na pecuária brasileira.
Essa sistemática está aberta a outros profissionais e empresas que queiram participar da modalidade “agregador de negócios”. Basta manifestar seu interesse pelo email [email protected] que o Cepea entrará em contato.
0 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul