HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Palotina (PR) termina a colheita do milho safrinha registrando 60% de quebra na produtividade por escassez de chuva

Publicado em 09/07/2024 10:41 e atualizado em 09/07/2024 11:27
Edmilson Zabot - Pres. Sind. Rural de Palotina - PR
Segundo liderança local, Município e Estado já decretaram estado de emergência em função da crise hídrica em Palotina
Podcast

Palotina (PR) termina a colheita do milho safrinha registrando 60% de quebra na produtividade por escassez de chuva

Logotipo Notícias Agrícolas

A crise hídrica que atingiu o Oeste do Paraná derrubou a produtividade do milho segunda safra em Palotina, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Edmilson Zabot. Ele explica que a janela de plantio este ano foi boa, e que a expectativa inicial era de uma média geral para o Município de 140 a 145 sacas por hectare de produtividade, mas que agora, a projeção é de 65 a 70 sacas por hectare. 

"O Estado e o Município já reconheceram estado de emergência pela escassez hídrica, e já encaminhamos documentos à União para obter este reconhecimento também", disse. Zabot complementa que outros setores do agro no Oeste do Estado estão sofrendo pela falta de chuvas, como a avicultura e a piscicultura, já que os reservatórios de água estão secando. 

De acordo com a liderança, há preocupação para o planejamento para a safra de soja este ano, uma vez que a liberação para o plantio da soja a partir de 1º de setembro pode não ter chuvas abundantes para garantir a umidade do solo. Para além disso, os produtores podem reduzir os investimentos, por exemplo, em adubação, já que muitos estão lidando com questões financeiras. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário