HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sul do Brasil registra temperaturas negativas e frio continua por mais um dia

Publicado em 01/07/2024 13:29 e atualizado em 01/07/2024 15:50
Atraso no plantio do trigo no RS contribuiu para que lavouras não fossem afetadas de forma significativa

Logotipo Notícias Agrícolas

Mais uma madrugada bastante fria deve ser registrada entre esta segunda-feira (01) e a terça-feira (02) no Sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) segue com alerta de perigo para onde de frio até as 08h de terça-feira para todo o estado do Rio Grande do Sul e a metade sul de Santa Catarina.

GIF 01-07-2024 12-42-54
Mapa de temperatura mínima do ar em 2m até a quarta-feira (03). Fonte: Inmet

No último final de semana, diversas partes do Brasil registraram temperaturas abaixo do 0°C. De acordo com informações da Climatempo, os termômetros chegaram a  -7,8°C em São Joaquim-SC, na região do Caminho da Neve, aos -7,2°C em Urupema-SC.

Nesta segunda-feira, o Inmet voltou a registrar temperaturas abaixo de 0°C em 13 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com -3,9°’C em General Carneiro-PR e -2,7°C em Caçador-SC e Vacaria-RS. Informações do Cepagri indicam o registro de temperaturas de até -6,62°C nomunicípio de Bom Jardim da Serra-SC.

FrioSC-010724

Informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indicam que as temperatudas baixas vão se repetir no Paraná, até mesmo com a possibilidade de valores negativos, mas não tão baixos como o da última madrugada. O frio começará a amenizar a partir da quarta-feira (03).

De acordo com informações da cooperativa C. Vale, existiram problemas pontuais em áreas agrícolas, sem impactos que causassem grandes perdas. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, boa parte da cultura do trigo ainda está em fase inicial, por isso os danos pela geada acabaram não sendo tão significativos.

Em relação à aveia, as lavouras mais avançadas, que já estão no estágio reprodutivo, essas áreas foram afetadas, mas o percentual é pequeno. O mesmo vale para a canola, que teve as plantas mais desenvolvidas afetadas.

Houve tambpem impacto nas pastagens, o que dificulta a produção pecuária que sofrerá influência. A C. Vale, disse ainda que mais informaçoes ainda estão sendo apuradas. A Emater-RS e a Epagri também foram consultas e reponderam que os levantamentos ainda estão sendo realizados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário