Ibovespa fecha em alta em dia de opções com Sabesp entre destaques

Publicado em 21/06/2024 17:09 e atualizado em 21/06/2024 17:59

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, confirmando o primeiro ganho semanal desde meados de maio, com Localiza entre os destaques positivos, assim como Sabesp, na iminência da oferta de ações que privatizará a companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa terminou com elevação de 0,74%, a 121.341,13 pontos, tendo oscilado de 120.061,04 pontos na mínima a 121.580,05 pontos na máxima, acumulando na semana ganho de 1,4%. O volume financeiro somou 30,3 bilhões de reais.

Para o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, o Ibovespa descolou de Nova York nesta sessão, em movimento técnico de vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista. Em Wall Street, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, fechou em queda de 0,16%.

Apesar da alta no acumulado da semana, Chinchila considerou que a semana foi "um pouco mais travada", com investidores ainda "bem cautelosos com as questões fiscais, troca de presidente do Banco Central e incômodo com alta do dólar que pode pressionar inflação à frente".

Em entrevista a uma rádio nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o "nervosismo especulativo" em relação ao dólar -- que tem subido, entre outras razões, por preocupações fiscais -- não vai afetar a economia brasileira. E voltou a criticar o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Na próxima semana, uns dos destaques da agenda local será a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) encerrada na última quarta-feira, em que a Selic foi mantida em 10,50% ao ano, em votação unânime do colegiado. Também em foco estarão o IPCA-15 de junho e o Relatório de Inflação do BC.

DESTAQUES

- LOCALIZA ON valorizou-se 5,22%, tendo de pano de fundo relatório do Bank of America com analistas afirmando que as vantagens competitivas e a forte cultura da empresa permanecem. Eles acrescentaram que esperam uma rápida recuperação do retorno sobre o capital investido (ROIC) de volta aos níveis históricos, especialmente quando os preços dos automóveis pararem de cair.

- SABESP ON subiu 3,87%, diante do lançamento iminente da oferta de ações que privatizará a companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo. A empresa de saneamento Aegea e a Equatorial Energia estão entre os investidores interessados na operação, que terá uma primeira etapa para potenciais acionistas de referência apresentarem suas propostas. A expectativa é de que o anúncio ocorra nesta sexta.

- ISA CTEEP PN avançou 3,89% tendo no radar decreto que vai regular os novos contratos de distribuidoras de energia elétrica. O índice das empresas de energia elétrica na B3 fechou em alta de 1,27%. ENERGISA UNIT ganhou 2,06% também reagindo a dados mostrando que o consumo consolidado de energia elétrica, cativo e livre nas áreas de concessão do grupo cresceu 12,4% em maio ano a ano.

- ITAÚ UNIBANCO PN fechou em alta de 0,58% reforçando o sinal positivo do Ibovespa dada a sua relevante participação no índice, enquanto BRADESCO PN terminou com decréscimo de 0,08%.

- PETROBRAS PN valorizou-se 0,6%, cravando a quinta alta seguida, descolando da queda dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent fechou negociado com baixa de 0,55%. O presidente Lula voltou a mostrar disposição de explorar petróleo na chamada Margem Equatorial, mas ressalvou que num primeiro momento o que se deseja é fazer a medição da área, para confirmar se há riqueza a ser explorada.

- VALE ON caiu 0,93%, após os futuros do minério de ferro recuarem na China, em meio a rumores no mercado sobre um limite à produção de aço bruto no principal consumidor da commodity. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou as negociações do dia com queda de 1,7%, a 811,5 iuanes (111,76 dólares) a tonelada, o menor valor desde 17 de junho. Na semana, a queda foi de 1,8%.

- CSN ON recuou 2,69%, após uma semana de forte valorização, puxada principalmente por decisão do STJ de acatar um recurso da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para reconhecer o direito dela a uma indenização no valor de cerca de 5 bilhões de reais a ser paga pela Ternium em uma questão referente à entrada desta última na Usiminas. A Ternium afirmou que irá recorrer da decisão.

- ZAMP ON, que não está no Ibovespa, disparou 12,8%, após o conselho de administração da operadora das redes de fast food Burger King e Popeye's no Brasil eleger Paulo Sergio de Camargo como novo presidente-executivo da companhia em substituição a Ariel Grunkraut. Camargo, que liderou a divisão brasileira da Arcos Dourados, operadora da rede de fast food McDonald's, tomará posse no dia 28 de junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário