Ações de Xangai fecham em mínima de dois meses em meio a dados fracos
XANGAI (Reuters) - As ações da China encerraram em baixa nesta segunda-feira, com o principal índice de referência fechando no nível mais baixo em mais de dois meses, pressionadas por uma série de dados mais fracos do que o esperado que mostraram que o setor imobiliário continua sendo um dos principais obstáculos para a economia.
O banco central da China deixou uma importante taxa de juros inalterada, como esperado, ao rolar os empréstimos de médio prazo que estavam vencendo, e drenou alguns fundos do sistema bancário.
A produção industrial de maio do país asiático ficou aquém das expectativas e a crise no setor imobiliário não mostrou sinais de abrandamento, aumentando a pressão sobre Pequim para que apoie o crescimento, embora as vendas no varejo tenham superado as previsões devido a um feriado.
Os preços das casas novas na China caíram pelo ritmo mais rápido em mais de nove anos e meio em maio, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, com o setor imobiliário em dificuldades apesar dos esforços do governo para controlar o excesso de oferta e apoiar as incorporadoras endividadas.
Dados de sexta-feira mostraram que os novos empréstimos bancários na China se recuperaram muito menos do que o esperado em maio e alguns dos principais indicadores monetários atingiram níveis recordes de baixa, sugerindo que a segunda maior economia do mundo ainda está lutando para se firmar.
No fechamento, o índice de Xangai caiu 0,55% e registrou o menor nível de fechamento desde 16 de abril, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 0,15%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, recuou 0,03%.. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,83%, a 38.102 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,03%, a 17.936 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,55%, a 3.015 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,15%, a 3.536 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,52%, a 2.744 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,04%, a 22.496 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,81%, a 3.297 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,31%, a 7.700 pontos.
0 comentário
Autoridades do BCE mostram nervosismo com crescimento fraco e iminência de tarifas de Trump
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump