HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita da safrinha de milho salta para 7,5% no Brasil, indica Conab

Publicado em 11/06/2024 10:25
Companhia aponta boas produtividades no Mato Grosso e Goiás e problemas com falta de chuvas no Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais

Logotipo Notícias Agrícolas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.                                    

A segunda safra de milho segue sendo colhida, subindo dos 3,7% da semana passada para 7,5% do total cultivado no país, este índice é maior do que os 1,7% do mesmo período de 2023.    

Os estados que já iniciaram as atividades são Mato Grosso (11,2%), Paraná (7%), Mato Grosso do Sul (5%), Tocantins (3%) e Goiás (2,5%).  

Enquanto isso, as lavouras que seguem em desenvolvimento, se dividem entre 0,1% ainda em desenvolvimento vegetativo, 2,4% em floração, 36% em enchimento de grãos e 54% já em maturação.   

milho 2 safra conab

Detalhando o desenvolvimento em cada estado, os técnicos da Conab apontam que a colheita evolui e apresenta boas produtividades no Mato Grosso e em Goiás. 

Enquanto isso, a redução das chuvas no Norte e Noroeste do Paraná está prejudicando o desenvolvimento das lavouras e o enchimento de grãos. Mato Grosso do Sul e Minas Gerais também está enfrentando clima seco e quente. 

Ao mesmo tempo, a colheita da primeira safra 23/24 também segue avançando no Brasil, saindo dos 81,6% da semana passada e indo para 85,2% do total previsto, percentual maior do que os 85% do mesmo período da safra passada.         

Os estados mais avançados na colheita são São Paulo, Paraná e Santa Catarina (100%), Minas Gerais e Goiás (99%), Rio Grande do Sul (95%), Bahia (81%), Piauí (48%) e Maranhão (30%).   

As lavouras de milho primeira safra ainda em campo se dividem em 0,5% ainda na fase de enchimento de grãos e 14,3% em maturação.    

milho 1 safra conab

Os técnicos da Conab destacam que, restam apenas lavouras pontuais para serem colhidas em Minas Gerais, enquanto os trabalhos progridem lentamente no Maranhão e avançam no Piauí. 

No Rio Grande do Sul, a colheita foi retomada após a finalização das atividades da soja e favorecida pela redução das chuvas, mas as produtividades estão abaixo do esperado em razão das enchentes.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário