Posto avançado do BNDES no RS inicia segunda semana de atendimento ao setor empresarial

Publicado em 11/06/2024 09:59

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) instalou um posto avançado de atendimento no Rio Grande do Sul. O objetivo é levar informações sobre as ações emergenciais e medidas do BNDES para os setores empresariais atingidos pelas enchentes. É a primeira vez que uma equipe técnica do banco é enviada para entender a situação local e se aproximar dos segmentos econômicos. Nesta terça-feira (11/6), os técnicos retornam ao Estado e tem previsão de se reunir com representantes dos segmentos da agricultura, indústria, eventos e varejo, entre outros.

O governo do Estado atua de forma conjunta na ação, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que tem mediado e alinhado o agendamento de reuniões. Além disso, a pasta participa dos encontros, contribuindo para o avanço das próximas etapas dos temas tratados.

Na última semana, o titular da Sedec, Ernani Polo, e o coordenador da Assessoria Técnica, Diogo Leuck, acompanharam os especialistas do banco durante visita técnica ao Mercado Público da capital, locadoras de veículos e uma empresa que fabrica dispositivos de gerenciamento para veículos de alta performance. "É muito importante essa união e esse modelo de trabalho a várias mãos para consolidar resultados", disse Polo.

Na ocasião, o grupo fez registros em foto e vídeo da destruição e coletou depoimentos dos empresários que acumularam danos como elementos para subsidiar a composição das medidas emergenciais. A pauta de compromissos incluiu reuniões com setores econômicos – como calçadista, moveleiro, de proteína animal, de leite, de bares e restaurantes e de eletrônicos – para esclarecer o escopo de atuação do banco.

A estimativa inicial é de que o atendimento presencial deva ocorrer até 28 de junho. Os encontros ocorrem durante alguns dias da semana, uma vez que se considera o tempo estendido de deslocamento e a atuação na sede do BNDES, localizada no Rio de Janeiro. Para agendar atendimento, as entidades empresariais podem se comunicar pelo e-mail [email protected]. O posto avançado funciona na sede do Centro Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Acesso à linha de R$ 15 bilhões do BNDES

A linha de R$ 15 bilhões do Fundo Social, anunciada pelo BNDES, está disponível para empresas do Rio Grande do Sul com perdas causadas pelas enchentes a partir desta terça-feira (11/6). Conforme a medida provisória 1.226, publicada em 29 de maio, a iniciativa faz parte do Programa BNDES Emergencial RS. A linha contempla pessoas jurídicas de direito privado de todos os portes (inclusive cooperativas), produtores rurais, transportadores autônomos de carga e empresários individuais do Rio Grande do Sul, situados em municípios com estado de calamidade pública decretado.

Para acessar o benefício, o empreendedor pode procurar seus bancos de relacionamento para solicitar crédito, por meio de três linhas do BNDES: máquinas e equipamentos, investimento e reconstrução e capital de giro. Há uma rede de aproximadamente 40 bancos que vão operar esses recursos. Atualmente, sete já se declararam aptos a oferecer os recursos (Bradesco, Banrisul, BRDE, Badesul, Banco Safra, Sicredi, Cresol). Os demais ainda serão habilitados.

Na quinta-feira (13/6), no canal do YouTube do BNDES, haverá uma live direcionada aos empreendedores. Durante a transmissão, prevista para começar às 18h, serão detalhadas as ações emergenciais do banco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário