Produtores aprendem a gerenciar a propriedade e investem em tecnologias na pecuária de corte
Após 2 anos de atendimentos realizados pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Sergipe, no último dia 1º de junho, a Fazenda Cipó, localizada em Lagarto-SE, foi palco do Encontro da Bovinocultura de Corte. O evento, realizado na propriedade do Sr. Manoel, no municipio de Lagarto/SE, reuniu 29 produtores rurais da pecuária de corte atendidos pelo técnico de campo Abraão Carneiro.
A coordenadora da ATeG, Taynã Matos, marcou presença e ressaltou a importância do programa na transformação das propriedades rurais.
O encontro teve como principal objetivo o encerramento e apresentação dos resultados do grupo após dois anos de ATeG. A programação iniciou com uma palestra do instrutor, o engenheiro agrônomo Hermínio Menezes, que abordou o tema "Inteligência emocional, atitude e empreendedorismo para fazendas de sucesso". Em seguida, foi realizada a apresentação dos resultados do segundo ano de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, do grupo do técnico de campo, Abrão Carneiro, acompanhada da entrega de premiações e brindes aos produtores destaques.
Entre os destaques, está o José Francisco Melo Santos, da Fazenda Cova. Ele se destacou por executar 100% do planejamento, realizar todas as recomendações técnicas, adotar novas tecnologias e gerenciar sua propriedade de forma eficiente. José Francisco realizou melhorias significativas em sua fazenda, incluindo manejo de pastagem, controle de pragas e plantas daninhas, gerenciamento sanitário e nutricional, além de benfeitorias como construção de aguadas, poços, divisão dos pastos, área de lazer, cerca elétrica e capineira.
Outro destaque foi Suzana Michele Santos Fonseca, da Fazenda Boa Vista, que também executou 100% do planejamento e seguiu todas as recomendações técnicas. Suzana investiu em melhorias estruturais, como bebedouros e reservatórios, ampliação do curral, construção de cocheiras e instalação de bomba d’água, além de gerenciar sua propriedade de forma eficiente. “Hoje eu parabenizo o Senar, por ter demonstrado na prática, como o gerenciamento da propriedade é fundamental para prosseguir com a atividade”, ressalta a produtora Suzana, de professora e artesã, ela também segue na lida com o gado, junto ao esposo.
Taynã Matos, coordenadora da ATeG, destacou a relevância do programa na vida dos produtores. "A ATeG tem sido fundamental para a transformação das propriedades rurais em Sergipe. Através de assistência técnica e gerencial, os produtores estão adotando novas tecnologias e práticas de gestão que aumentam a eficiência e a produtividade de suas fazendas", afirmou Taynã.
O técnico de campo, Abraão Carneiro, responsável pelo atendimento aos produtores, também foi elogiado pelo seu trabalho dedicado e eficiente, contribuindo para o sucesso das propriedades atendidas pelo programa.
0 comentário
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
Boi tem fôlego para novas altas até o final do ano com arroba testando os R$400, alerta pecuarista
Radar Investimentos: Margens das industriais frigoríficas permanecem razoáveis
Goiás busca reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação
Scot Consultoria: Alta no mercado do boi gordo nas praças paulistas