Dólar avança em linha com ganhos no exterior em meio a dúvidas sobre economia dos EUA

Publicado em 04/06/2024 09:52 e atualizado em 04/06/2024 10:46

Logotipo Reuters

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava ante o real nas primeiras negociações desta terça-feira e oscilava perto da marca de 5,27 reais, em linha com os ganhos da divisa norte-americana em mercados emergentes, à medida que dúvidas sobre o futuro da economia dos Estados Unidos têm deixado os investidores mais cautelosos.

Às 9h44, o dólar à vista subia 0,64%, a 5,2679 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,15%, a 5,2725 reais na venda.

"Os mercados abriram com um grande tom de incerteza em relação aos dados de emprego dos EUA, o que está mantendo a busca pela segurança entre os investidores elevada", disse Eduardo Moutinho, analista de mercados do Ebury Bank.

A maior economia do planeta divulgará na sexta-feira o relatório de emprego fora do setor agrícola de maio. Ainda nesta terça-feira, os mercados analisarão números do relatório Jolts, que registra as ofertas de trabalho nos EUA.

A persistência de um mercado de trabalho bastante aquecido nos EUA tem deixado as autoridades do Federal Reserve com uma postura cautelosa em relação à trajetória da inflação de volta à sua meta de 2%, adiando o possível início de um ciclo de cortes nos juros.

Juros mais altos nos EUA jogam a favor do dólar, já que tornam os rendimentos norte-americanos mais atraentes para investidores estrangeiros.

O dólar ainda recuperava as perdas acumuladas na véspera diante de seus principais pares, quando dados mostraram que a atividade manufatureira dos Estados Unidos se contraiu ainda mais em maio, gerando expectativas sobre a possibilidade de afrouxamento monetário pelo Fed.

O índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 0,19%, a 104,240.

Em mercados emergentes, a moeda norte-americana também avançava firmemente, principalmente após resultados eleitorais no México e na África do Sul que têm deixado os investidores mais cautelosos em relação ao futuro das economias desses países.

O dólar subia 1,28% contra o peso mexicano e tinha alta de 0,94% frente ao rand sul-africano. O dólar australiano, um tradicional medidor do apetite por risco, caía 0,69% frente à moeda dos EUA.

No cenário doméstico, o IBGE divulgou nesta terça-feira dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil para o primeiro trimestre, mostrando que a economia brasileira retomou o crescimento nos três primeiros meses deste ano.

O PIB do Brasil cresceu 0,8% no primeiro trimestre em comparação com os três meses anteriores, em resultado em linha com o esperado.

Na segunda-feira, o dólar à vista encerrou o dia cotado a 5,2346 reais na venda, em baixa de 0,31%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário