Sanidade Vegetal: Após mudança no calendário, começa no sábado, dia 1º, o Vazio Sanitário da Soja na Região 1 do Estado de São Paulo
Após publicação da Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que estabeleceu os períodos de vazio sanitário e calendário de semeadura de soja a nível nacional para a safra 2024/2025, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que tem início neste sábado, dia 1º de junho, o primeiro, dos três períodos que ocorrem no Estado de São Paulo este ano.
“Até a última safra em 2023/2024, nós tínhamos um único período de vazio sanitário que era de 15 de junho a 15 de setembro, e o calendário de semeadura, que acontecia de 16 de setembro a 24 de dezembro. Com a mudança, o Estado passa a ter três regiões com diferentes períodos de vazio sanitário e calendário de semeadura”, explica Jucileia Wagatsuma, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária.
“A mudança trouxe ainda um adiantamento destes períodos em duas regiões, sendo que a Região 1, por exemplo, inicia-se o vazio sanitário já no dia 1º de junho”, acrescenta a gerente.
As regiões 2 e 3, têm inicio nos dias 12 e 15 de junho, respectivamente e prosseguem até os dias 12/09 e 15/09. Para acessar a lista de municípios por região, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-vegetal/LISTA-DE-MUNICIPIOS-CADA-REGIAO-SOJA.pdf.
“Vale lembrar que o produtor deve ficar atento a essa mudança, procurando saber o período de vazio sanitário correspondente as suas áreas de produção, de forma a mantê-las livres de plantas voluntárias de soja, durante todo o período de vazio sanitário”, orienta Jucileia.
Cadastro obrigatório de unidades produtoras de soja
Outra medida instituída pelo MAPA é o cadastro das propriedades produtoras de soja em todo o território nacional. Desta forma, os produtores devem cadastrar as informações sobre a semeadura no GEDAVE – o sistema informatizado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, no prazo de até 15 dias após o término da semeadura. No Estado de São Paulo, o período de semeadura ocorre entre 01 de setembro e 29 de dezembro. Para mais informações a respeito do cadastrado das unidades, procure uma unidade da Defesa Agropecuária. Os endereços estão disponíveis em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.
0 comentário

Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária

Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar

Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira

No Senado, CNA debate moratória da soja

Aprosoja MT critica Moratória da Soja e defende a livre iniciativa dos produtores rurais em audiência pública no Senado

PIB da indústria de soja recuou 5% em 2024, aponta estudo do Cepea/Abiove