Crescimento empresarial da zona do euro atinge pico de um ano em maio, mostra PMI

Publicado em 23/05/2024 07:32

Logotipo Reuters

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial da zona do euro expandiu no ritmo mais rápido em um ano neste mês sustentada pela demanda por serviços, enquanto o setor industrial mostrou sinais de estar se aproximando de uma recuperação, mostrou uma pesquisa preliminar nesta quinta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar do HCOB, compilado pela S&P Global, subiu para 52,3 neste mês, em comparação com 51,7 em abril, superando as expectativas de uma pesquisa da Reuters que previa um aumento mais modesto para 52,0.

Maio marcou o terceiro mês acima do nível de 50, que separa o crescimento da contração.

"Isso parece tão bom quanto poderia ser. O PMI Composto de maio indica crescimento por três meses consecutivos e que a economia da zona do euro está ganhando mais força", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

Os preços gerais cobrados aumentaram em seu ritmo mais lento desde novembro e o índice de preços de produção caiu de 53,7 para 52,5, abrindo potencialmente a porta para o afrouxamento da política monetária pelo Banco Central Europeu.

A expectativa geral é de que as autoridades do BCE reduzam as taxas de juros em sua reunião no início do próximo mês.

Um índice que abrange o setor de serviços da união monetária de 20 países permaneceu em 53,3, repetindo a taxa de abril que foi a máxima de 11 meses, ficando abaixo da previsão de 53,5 na pesquisa.

O PMI do setor industrial saltou de 45,7 para 47,4, um recorde de 15 meses, bem acima da previsão de 46,2 na pesquisa da Reuters. Um subíndice que mede a produção mostrou apenas uma ligeira contração, saltando de 47,3 para 49,6.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário