Governo deve anunciar medidas para compensação da desoneração esta semana, diz Haddad

Publicado em 21/05/2024 20:22 e atualizado em 22/05/2024 07:14

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que as medidas de compensação para a desoneração da folha de pagamentos devem sair nesta semana, mais provavelmente na quinta ou na sexta-feira.

"Eu acredito que (as medidas de compensação) saiam essa semana também. Na quinta-feira ou sexta-feira sai o relatório dele (senador Jaques Wagner, PT-BA), com o entendimento para os 17 setores, e as medidas compensatórias já estão sendo remetidas para a Casa Civil", disse Haddad em entrevista a jornalistas na chegada à Fazenda, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Anteriormente, Haddad já havia afirmado que as medidas para compensar o impacto fiscal da desoneração sairão apenas após análise da Casa Civil nesta semana e, mais cedo nesta terça-feira, Lula anunciou um acordo para manter em 8% neste ano a alíquota previdenciária para municípios.

A respeito dos 17 setores econômicos, a Fazenda chegou a um acordo com o Congresso Nacional para que o benefício seja mantido em 2024 e, a partir de 2025, seja estabelecida uma reoneração gradual.

A desoneração tem sido um ponto de atrito entre o Executivo e o Legislativo depois que Lula vetou a prorrogação do benefício, aprovada pelo Congresso Nacional no final do ano passado, mas teve o veto derrubado.

A Advocacia Geral da União chegou a entrar com uma liminar no Supremo Tribunal Federal para suspender o benefício, que foi aceita pela Corte, mas pediu a suspensão da ação depois que o governo chegou ao acordo sobre a desoneração para os 17 setores.

Haddad também afirmou que o governo deve anunciar nesta semana um plano de socorro voltado para empresas do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes.

(Reportagem de Victor Borges)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário