Yellen diz que os EUA e a Europa devem responder conjuntamente ao excesso de capacidade industrial da China
Por David Lawder
FRANKFURT (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta terça-feira que os Estados Unidos e a Europa precisam responder às políticas industriais da China de uma "maneira estratégica e unida" para manter os fabricantes viáveis em ambos os lados do Atlântico.
Em comentários sobre a importância da aliança entre os EUA e a Europa em Frankfurt, Yellen disse que o excesso de capacidade industrial da China ameaça as empresas norte-americanas e europeias, bem como o desenvolvimento industrial dos países de mercados emergentes.
"A política industrial da China pode parecer remota enquanto estamos sentados aqui nesta sala, mas se não respondermos estrategicamente e de forma unida, a viabilidade das empresas em nossos países e em todo o mundo pode estar em risco", disse ela.
Seus comentários foram feitos uma semana após o governo Biden ter anunciado novas tarifas sobre veículos elétricos (EVs), produtos solares, semicondutores, peças de baterias, aço e outros setores estratégicos da China.
Em abril, ela havia alertado autoridades chinesas que os EUA não aceitariam o excesso de fabricação desses produtos, que inundariam os mercados globais com exportações baratas.
Yellen disse que a União Europeia e outros países estão tomando medidas semelhantes para usar suas próprias autoridades para investigar possíveis soluções comerciais para os EVs chineses e outros produtos.
Yellen também pediu que a Europa e os EUA se unam contra a agressão russa e o "apoio ao terrorismo" iraniano, incluindo um acordo sobre uma maneira de desbloquear cerca de 300 bilhões de dólares em ativos soberanos russos congelados para ajudar a Ucrânia.
0 comentário
Dólar tem leve alta na abertura com cautela antes de pacote fiscal e dados dos EUA
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma