Com 8 mortes confirmadas e desaparecidos, RS continua com tempo severo e deve receber mais chuva

Publicado em 01/05/2024 10:27
Sistema de baixa pressão favorece formação de nuvens carregadas e Defesa Civil ainda contabiliza impactos

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, as últimas 24 horas foram marcadas por muitas chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo dados da Defesa Civil, ao menos 77 municípios foram duramente atingindos pelos temporais e o estado gaúcho, até a manhã desta quarta-feira (1º), já contabiliza oito mortes e ao menos 21 desaparecidos. 

Cheia do Rio Pardo em Candelária Foto Rota de Santa MariaDivulgação
Cheia do Rio Pardo em Candelária
Foto: Rota de Santa Maria/Divulgação
Água invade estrada na região de Teutônia Foto Reprodução RBS TV
Água invade estrada na região de Teutônia
Foto: Reprodução/RBS TV
Trecho bloqueado da BR-290 em Eldorado do Sul  Foto ReproduçãoRBS TV
Trecho bloqueado da BR-290 em Eldorado do Sul
Foto: Reprodução/RBS TV

O grande problema é que as chuvas devem continuar acontecendo nas próximas horas, levando mais transtornos nas áreas urbanas, mas também nas regiões rurais do estado. A Defesa Civil mantém estado de alerta para chuvas intensas pelo menos até o próximo dia 3 de maio. As chuvas são ocasionadas por um sistema de baixa pressão, umidade canalizada vindo do norte do país e o lento avanço de uma frente fria sobre o oceano.

"Risco alto para transtornos por conta das tempestades isoladas, e chuvas intensas e persistentes, ocasionando rápidas elevações dos níveis com extravasamento da calha em arroios, córregos, pequenos riachos e regiões ribeirinhas, assim como elevação dos rios principais atingindo cota de inundação, além de alagamentos nos perímetros urbanos e deslizamentos", afirma a publicação oficial. 

DEFESA CIVIL
Fonte: Defesa Civil 

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também mantêm as condições de tempo severo para o estado nas próximas 48 horas. O modelo Cosmo indica que o estado pode ter até mais de 125mm de precipitação registrada em um curto período de tempo. 

O Inmet explica que, o período entre o final de abril e o início de maio de 2024, ainda tem influência do El Niño. O fenômeno responsável por aquecer as águas do Pacífico, ajuda a bloquear as frentes frias e concentrar os sistemas de áreas de instabilidade na altura do Rio Grande do Sul causando a chuva mais intensa em parte do estado gaúcho e sul de Santa Catarina desde o último sábado (27). 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 01-05-2024 10-29-42
Fonte: Inmet 

 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário