De Olho no Material Escolar fará imersão nas práticas do setor rural com 2 mil estudantes da região durante a Agrishow 2024
O conhecimento sobre a realidade do agronegócio brasileiro - dinâmico, tecnológico, sustentável, produtor de alimentos, oportunidades profissionais e riqueza - precisa estar mais presente nas salas de aula. Para aproximar o setor da comunidade escolar, a associação De Olho no Material Escolar vai aproveitar a Agrishow 2024 e, entre outras atividades, levará cerca de 2 mil estudantes e professores da região, das redes pública e particular, para visitas guiadas por monitores e técnicos em espaços de empresas parceiras como Jacto, John Deere, Cocred, Coopercitrus, Stara, New Holland e Cooperativa Agroindustrial Holambra, entre outras. As atividades, com alunos, principalmente do 9º ano do Ensino Fundamental II, acontecerão nos dias 29 e 30/04, 02 e 03/05, pela manhã e à tarde.
“É importante mostrar ao estudante essa conexão entre o campo e a cidade, entre escola e produção, entre teoria e realidade”, explica Letícia Jacintho, presidente da associação De Olho no Material Escolar, que completa: “Além de ampliar conhecimentos, ter a oportunidade de sentir orgulho de ser brasileiro e a sensação de pertencimento, esse trabalho contribui para o conhecimento profissional sobre o agronegócio e as inúmeras oportunidades que podem se abrir para o futuro de crianças e jovens”, destaca.
Teatro e concurso cultural – Uma novidade na programação da De Olho no Material Escolar nesta Agrishow 2024 é uma peça teatral também sobre aspectos do agronegócio, que será encenada para os alunos participantes do “Vivenciando a Prática”, nome desse programa de visitas. As sessões, com apoio da John Deere e da Secretaria da Agricultura, acontecerão em todas as manhãs dos dias úteis, no auditório do IAC, das 8h30 às 9h30; e nas tardes de 29 e 30/04, em espaço próximo da Secretaria, das 15h30 às 16h30.
Além disso, um concurso cultural vai avaliar o conhecimento adquirido durante a visita dos alunos, incentivando-os a utilizar a Agroteca, plataforma online e gratuita da DONME com conteúdos variados sobre o setor, como vídeos, artigos, aulas e jogos (https://deolhonomaterialescolar.com.br/agroteca/). Em grupos (máx 2 ou 3 alunos), eles vão produzir um vídeo curto, somando o conteúdo escolhido ao que viram na feira. Os três finalistas serão anunciados até 27/05 e colocados nas redes sociais (Tiktok, Instagram e Facebook) durante sete dias. O que somar mais likes nessa fase será o vencedor, sendo que cada integrante do grupo e o professor responsável pela organização da tarefa ganharão laptops.
0 comentário
Inadimplência atinge apenas 7,4% da população rural do país, mostra Serasa Experian
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024