Governo deve fechar texto da regulamentação da reforma do consumo nesta semana, diz Padilha

Publicado em 22/04/2024 09:40 e atualizado em 22/04/2024 10:10

Logotipo Reuters

(Reuters) - O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira que o governo deve fechar o texto dos projetos de lei para a regulamentação da reforma tributária do consumo nesta semana, permitindo que sejam enviados ao Congresso também nos próximos dias.

"Esta semana devemos fechar o texto aqui dentro do governo... A expectativa é que a gente possa mandar nesta semana (para o Congresso) os projetos", disse Padilha em entrevista à CNN Brasil

O ministro ainda afirmou que o governo acredita que a regulamentação possa ser aprovada até o fim do mandato dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, previsto para fevereiro do próximo ano.

O texto-base da reforma tributária do consumo foi aprovada pelo Congresso no ano passado na forma de Proposta de Emenda à Constituição, após meses de negociação com entidades federais e representantes de setores econômicos.

No entanto, o governo e os parlamentares optaram por estabelecer certos detalhes do projeto, como a implementação de uma alíquota padrão para todos as partes, posteriormente a partir da apresentação de leis complementares.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia confirmado que o texto dos projetos da regulamentação já tinham passado pela equipe econômica do governo e estavam sob análise da Casa Civil.

Durante a entrevista desta segunda-feira, Padilha ainda reiterou que a prioridade do governo para este primeiro semestre no Congresso segue sendo a consolidação do equilíbrio das contas públicas, uma agenda que gerou a aprovação de uma série de medidas de arrecadação no ano passado.

"A prioridade absoluta neste primeiro semestre é consolidar a saúde das contas públicas... O esforço que fizemos no ano passado e estamos fazendo este ano tem sido muito importante para a trajetória decrescente da taxa de juros."

O ministro também indicou que o governo deve priorizar neste semestre projetos que tratam da transição ecológica.

Ele disse ter certeza que a "boa dupla" formada entre o governo e o Congresso no ano passado, o que permitiu a aprovação de medidas de interesse do Executivo, vai continuar tendo "sucesso" no atual ano legislativo.

(Por Fernando Cardoso)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário