Exportação de soja brasileira começa o mês 9% menor, aponta Secex
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja pelo Brasil somou 726,5 mil toneladas por dia em média na primeira semana de abril, queda de 9% na comparação com o volume registrado ao longo de todo o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.
Ao todo, o Brasil exportou 3,6 milhões de toneladas em cinco dias úteis de abril, um mês geralmente marcado por grandes embarques da nova safra. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) indicou preliminarmente um recuo nos embarques neste mês em relação ao mesmo período de 2023, citando a quebra de safra.
A primeira prévia do mês indicou ainda aumento de 83,5% na exportação de café, para 14 mil toneladas ao dia, na mesma comparação.
Já a exportação de algodão aumentou mais de três vezes, pela média diária, no início deste mês, somando quase 11 mil toneladas ao dia.
Os embarques de trigo também aumentaram quase quatro vezes para cerca de 60 mil toneladas/dia, conforme os números da Secex.
Já a exportação de açúcar avançou 142,4% na primeira semana do mês em relação à média de abril de 2023, para 130,8 mil toneladas ao dia.
As exportações de petróleo e minério de ferro do Brasil também começaram o mês em alta, com avanços de 87,6% e 12,1%, respectivamente.
(Por Roberto Samora)
0 comentário

Preços da soja no 2º semestre no Brasil podem dar oportunidades, mas produtor precisa se manter em alerta

Soja: Prêmios em queda no Brasil neutralizam estímulo das altas vindas de Chicago para os preços

Vendas da safra de soja do Brasil estão atrasadas, aponta Safras & Mercado

Colheita de soja e milho estão praticamente encerradas no Estado do RS

Soja sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª feira, com foco nas expectativas para o encontro China-EUA

Importações de soja da China em abril atingem o menor nível da década devido a atrasos na alfândega que interrompem o comércio