Copersucar adquire 50% de comercializadora da Comerc e avança na venda de energia

Publicado em 01/04/2024 10:18

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A Copersucar, líder global na comercialização de açúcar e etanol, e a Comerc Energia anunciaram nesta segunda-feira a formação de uma joint venture para trading de energia elétrica no mercado livre, em acordo que garante robustez financeira e acesso a novos mercados para as empresas.

A parceria se dará por meio de investimento da Copersucar para aquisição de 50% de participação da Newcom, uma das comercializadoras do grupo Comerc, que tem a Vibra como sócia.

A nova sociedade, que terá controle compartilhado entre a Copersucar e a Comerc, atuará de forma independente e em modelo de plataforma aberta, com foco no mercado livre de energia.

Por meio da joint venture, a Copersucar poderá comercializar no mercado livre a energia produzida a partir da biomassa de suas 37 usinas associadas. Usinas de cana utilizam resíduos da produção para gerar eletricidade para suas próprias atividades industriais e geralmente comercializam o excedente.

Com receita de 431 milhões de reais em 2023, a NewCom possui 90 clientes em sua carteira. Com a chegada do volume produzido pelas usinas cooperadas a NewCom dobra de tamanho e passa a estar entre as 10 maiores comercializadoras independentes de energia do país, disseram as empresas, em comunicado.

"Por meio dessa parceria com a Newcom, ampliaremos o nosso portfólio de negócios num mercado de grandes oportunidades, que tende a ser mais dinâmico e competitivo e que está redefinindo as relações entre consumidores e fornecedores de energia”, afirmou o presidente da Copersucar, Tomás Manzano.

O negócio reforça o foco da Copersucar nas fontes renováveis de energia, disse a companhia, lembrando que também possui uma joint venture com a Vibra Energia para comercialização de etanol, a Evolua Etanol.

“Essa associação contribuirá para a execução da estratégia das duas companhias. Elas continuarão a atuar de forma independente, mas trarão para a JV suas competências e forças, sendo a escala e o desempenho da Copersucar no setor sucroenergético, e a vasta experiência em trading de energia elétrica da Newcom”, avalia Andre Dorf, CEO da Comerc Energia.

A transação será submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário