Depois de três safras frustradas em quatro, produtor gaúcho finalmente vai conseguir colher soja, aponta dirigente da Aprosoja RS
Depois de três safras frustradas em quatro, produtor gaúcho finalmente vai conseguir colher soja, aponta dirigente da Aprosoja RS
A maior parte das lavouras de soja no Rio Grande do Sul ainda seguem em desenvolvimento nos campos, em fase de maturação ou em formação de canivetinhos, segundo o presidente da Aprosoja do Estado, Ireneu Orth. Ele explica que algumas regiões pontuais começaram a colher, mas ainda de forma muito incipiente.
O dirigente da Aprosoja - RS aponta que este ano, após três safras frustradas, vai ser a primeira safra em que o produtor gaúcho vai conseguir colher. A estimativa inicial de produtividade do Estado, segundo ele, era de 23.400.000, mas com um veranico que atingiu partes do Rio Grande do Sul entre janeiro e fevereiro, além da incidência de casos de ferrugem, deve haver uma diminuição de cerca de 8% a 10% na produtividade.
Sobre a questão da ferrugem, Orth detalha que o produtor gaúcho está tendo que fazer entre 4 a 5 aplicações de fungicida, e que um fator complicador é que, com o andamento da colheita, as máquinas levantam poeira contendo o esporo do fungo, o que pode acabar se espalhando.
0 comentário
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira