Feijão, por Ibrafe: Aumentar o consumo é possível?
O mercado ontem estava calmo, mas com maior procura por aquilo que não tem, ou seja, o Feijão-carioca nota 9 ou melhor. Enquanto isso, aos poucos e lentamente, vão acontecendo negócios com Feijões de todo tipo de defeitos, que variam de poucas manchas até danos causados pela chuva ou armazenagem por longo período. Voltaram as preocupações sobre como será o restante do ano se houver plantios com boa produção. E não há outra coisa a fazer senão encontrar quem consuma.
Mas para aumentar o consumo, não será o mesmo que todos fizemos até agora. Sabemos que muitos já consomem acima da média, cerca de 12 quilos per capita, mas há muitos brasileiros que poderiam fazer parte deste grupo e consomem por diversos motivos menos. Assim como o esforço do setor conseguiu investimento robusto para divulgar o benefício do consumo de Feijões no exterior, não será sem esforço e investimento que faremos o mesmo aqui no mercado interno.
Fizemos um teste no dia 10 de fevereiro, o Dia Mundial dos Feijões. Com investimento menor do que R$ 10 mil, doados por empacotadores, cerca de 300 mil pessoas receberam e assistiram a este vídeo no YouTube: https://youtu.be/la9FN1UiqVY?si=ToyqOd5sTGi65EZI. Até o momento, já são mais de 115 mil visualizações. Contratando agências de marketing capacitadas, podemos buscar atingir 50 milhões de pessoas em determinado período e medir os resultados.
Se queremos aumentar o consumo, é possível. Relembrando que o marketing ensinou mais de uma geração a fumar, mesmo com gosto ruim, mau cheiro e causando inúmeras doenças. Depois, o marketing reverteu tudo isso, e hoje temos menos fumantes. Existem estratégias e profissionais que estudaram a vida inteira e podem fazer isso acontecer. No entanto, NÓS, você, eu e muitos outros interessados, vamos precisar agir. Precisamos fazer mais do que lamentar os preços pouco remuneradores.
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