Na véspera da nova rodada de negociação, Mapa e MGI dialogam sobre a reestruturação das carreiras da Defesa Agropecuária

Publicado em 29/02/2024 07:48
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com secretários do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e, posteriormente, com representantes da Anffa Sindical e Anteffa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (28), com secretários do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para tratar da reestruturação das carreiras da Defesa Agropecuária - auditores fiscais federais agropecuários e técnicos de fiscalização federal agropecuária.  

No início da reunião, Fávaro reiterou a importância da categoria para a manutenção do serviço. “O resultado da nossa força na agropecuária brasileira muito se deve a atividade essencial da defesa agropecuária para garantir a qualidade e a segurança dos produtos tanto para o nosso mercado interno como para acessar os mercados internacionais”, disse.  

O ministro ainda destacou que o objetivo do encontro, na véspera da nova rodada de negociação com a categoria, era de alinhar o diálogo para contribuir com as negociações.  

O secretário-executivo adjunto, Adauto Modesto, e o secretário de Relações de Trabalho, José Feijóo, reafirmaram o compromisso do MGI em dialogar com os representantes e buscar apresentar uma nova proposta que atenda ao governo e, também, as reivindicações das categorias.  

“Construímos uma boa proposta que apresentaremos amanhã. Nosso objetivo é fechar o acordo com os representantes das carreiras”, declarou o secretário Feijóo. 

Também participaram das discussões o secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares, e o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Alan Alvarenga.  

REUNIÃO COM SINDICATOS 
Também nesta quarta-feira (28), o ministro recebeu o presidente e o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Janus Macedo e Ricardo Nascimento, respectivamente, além do presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa), José Rocha.  

No encontro, o ministro Fávaro reforçou seu apoio para as negociações e para encontrar a solução adequada para as reivindicações das carreiras da Defesa Agropecuária. “A expectativa é que cheguem em um acordo, para que os profissionais continuem produzindo, gerando oportunidades e apresentando o bom serviço público”, concluiu. 

O presidente da Anteffa, José Rocha, evidenciou o otimismo e a importância da mobilização para auditores agropecuários e técnicos de fiscalização "A esperança agora fica mais viva, diante de todo esse cenário que estamos vivendo aqui. Estamos buscando reconhecimento desde 2016 e creio que vamos chegar em uma decisão adequada dentro da nossa realidade”, pontuou. 

“O bom acordo deixará as duas partes satisfeitas”, destacou o presidente da Anffa, Janus Macedo. 

Os servidores das carreiras continuam com a mobilização nacional denominada “Operação Reestruturação”, que apesar da diminuição do ritmo de trabalho, seguem respeitando os prazos previstos na legislação. As categorias reivindicam reajuste salarial e a reestruturação na carreira. 

Cabe ressaltar que as atividades essenciais de defesa agropecuária, como cargas vivas e perecíveis; diagnóstico de doenças e pragas de controle do Mapa; e certificados veterinários internacionais para viagem de animais de companhia, continuam sendo executadas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário