Melhor momento para cortar juros pode ser no final do primeiro semestre, diz autoridade do BCE

Publicado em 26/02/2024 13:24

Logotipo Reuters

ATENAS (Reuters) - O formulador de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) Yannis Stournaras disse nesta segunda-feira que o "momento ideal" para o primeiro corte na taxa de juros pode ser o final do primeiro semestre do ano, se a inflação continuar a desacelerar e os dados salariais forem favoráveis.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse na semana passada que os dados de crescimento salarial do quarto trimestre eram encorajadores, mas ainda não o suficiente para dar ao banco central a confiança de que as pressões de preços estão sendo controladas.

"A inflação desacelera mais rapidamente do que nossas projeções de dezembro e é muito provável que nos aproximemos de nossa meta de inflação de 2% no outono (europeu) deste ano", disse Stournaras em um discurso na Universidade de Liverpool.

Ele acrescentou que a ligeira desaceleração recente dos salários negociados foi encorajadora e que muito dependerá da evolução das margens de lucro, uma vez que a evolução geral dos custos, incluindo os custos de energia, indica uma nova flexibilização das pressões sobre os preços no curto prazo.

(Por Lefteris Papadimas)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário