BC passa a realizar reuniões mensais com grupos menores de economistas

Publicado em 19/02/2024 18:45

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central mudou a periodicidade de suas reuniões com economistas para uma base mensal, com grupos menores e encontros mais distribuídos ao longo do trimestre, mas informou que a iniciativa segue voltada a colher subsídios para a elaboração do seu Relatório Trimestral de Inflação, em que a autoridade monetária detalha seus cenários e projeções para a inflação e o crescimento da economia.

Segundo o BC, o objetivo da mudança é reduzir o intervalo entre as reuniões, que são fechadas à imprensa, permitindo assim captar o sentimento e as projeções dos analistas em diferentes momentos do trimestre e abranger mais temas relevantes. O modelo antigo fazia com que economistas se concentrassem em "preocupações mais imediatas", de acordo com a autoridade monetária.

“Com esse novo arranjo, distribuídas ao longo do trimestre e com grupos menores, os participantes têm mais tempo para falar e expor de forma mais aprofundada suas análises e projeções, resultando em subsídios mais tempestivos e mais profundos para a condução da política monetária e para a elaboração do Relatório de Inflação", disse na nota Diogo Guillen, diretor de Política Econômica do BC.

Os principais temas tratados nas reuniões são nível de atividade, inflação e setor externo. Podem participar dos encontros economistas que contribuam ativamente para o relatório Focus do BC -- que compila projeções do mercado para indicadores econômicos -- e que tenham respondido a pelo menos um questionário pré-Copom no trimestre anterior ao da reunião.

Na reunião de novembro, ainda no formato trimestral, a então diretora de Assuntos Internacionais Fernanda Guardado conduziu o encontro com dois grupos separados de 14 economistas, segundo agenda divulgada pelo BC.

(Reportagem de Victor Borges)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário