Três municípios da região Oeste aderem ao Susaf/PR durante o Show Rural
Mais três municípios da região Oeste do Paraná aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). Os certificados foram entregues aos prefeitos de Diamante D’Oeste, Matelândia e Ouro Verde do Oeste, nesta terça-feira (6), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior durante a programação do Show Rural Coopavel, em Cascavel.
O Susaf/PR acaba com entraves burocráticos que impossibilitam que produtos alimentícios e derivados reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário sejam vendidos além dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar as pequenas agroindústrias locais que cumprem com as normas sanitárias e que poderão ampliar o seu potencial de venda para todo o Estado. São 97 cidades inseridas no programa.
Segundo o governador, o objetivo da iniciativa é fomentar as pequenas agroindústrias, que ao poderem ampliar as vendas para outros municípios paranaenses terão maior valor agregado, estimulando o crescimento econômico dos produtores. “Estamos tentando impor uma velocidade para que mais produtores rurais que produzem alimentados artesanalmente possam ganhar em escala sem a limitação do comércio apenas local”, afirmou.
“Graças ao Susaf/PR, conseguimos dar uma oportunidade para que milhares de agricultores familiares mudem de vida ao transformarem suas propriedades em grandes agroindústrias. Nossa estratégia é chegar a cada vez mais municípios para fazer a economia de todo o Estado girar, avançando no objetivo de transformar o Paraná no grande supermercado do mundo”, acrescentou Ratinho Junior.
Das cidades que já efetivaram a adesão, 56 fizeram o processo de forma individual, 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop).
A análise e concessão do certificado é feita pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), cuja meta é chegar a 200 municípios integrados ao sistema até 2026.
“A partir da obtenção do selo, os produtores municipais ampliam a sua área de venda de 10, 20 ou 30 mil pessoas para 11,4 milhões de paranaenses. Este é o primeiro passo para a desburocratização, cujo segundo é poder vender para todo Brasil, e o terceiro é chegar aos mercados internacionais”, comentou o presidente da Adapar, Otamir Martins.
De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, outros 32 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral também já iniciaram o processo de obtenção do certificado junto à Adapar. “Lamentavelmente, há mais de sete décadas o Brasil segmentou os consumidores entre aqueles que podem consumir no município, no Estado ou no Brasil. Com o Susaf/PR, nós retiramos as barreiras entre os municípios paranaenses fazendo com que o serviço de inspeção sanitária municipal seja equivalente ao estadual”, declarou
“Aqueles mais empreendedores certamente enxergarão o potencial desse grande mercado e vão produzir mais, aumentar a renda e contratar mais funcionários”, completou o secretário da Agricultura e do Abastecimento.
SISTEMA – Criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf/PR é destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.
No site da Adapar, é possível conferir a lista com todo os municípios cadastrados. Por meio dos links, a pessoa interessada será encaminhada aos sites dos municípios, onde estão informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila