CNA participa de reunião com ministro da Integração e polos de agricultura irrigada
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e representantes dos polos nacionais de agricultura irrigada se reuniram, na quarta (24), com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, para debater demandas do setor de irrigação.
Participaram do encontro o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Serra, a diretora do Departamento de Irrigação, Larissa Oliveira Rêgo, o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, e a assessora técnica, Jordana Girardello.
Jordana informou que, desde 2019, foram criados 12 polos de agricultura irrigada no país que tem como objetivo discutir a organização e as demandas nas regiões dos polos, e destravar alguns gargalos em relação à outorga de água e licenciamento, energia elétrica, crédito, além de problemas de infraestrutura.
Durante a reunião, o ministro Waldez Góes disse que a irrigação é uma pauta prioritária do governo federal e que defende a transversalidade do tema e inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Estamos construindo a política sem parar de rodar os polos e os perímetros públicos. A ideia é estabelecer parcerias público-privadas para melhorar o que falta ser instalado nos projetos públicos e alocar recursos dos fundos constitucionais na irrigação”, afirmou.
O secretário Giuseppe explicou que a inclusão da irrigação no PAC garantiria a celeridade das políticas e demandas do setor. “Hoje o ministério trabalha para isso, porque o governo entende que a irrigação é fundamental para o combate à fome, redução das emissões de gases e da desigualdade social”.
O presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt, destacou a importância da entidade em fornecer subsídio técnico e apoio às ações estruturantes para a Política Nacional de Irrigação, com o objetivo de alavancar o setor e melhorar a qualidade das políticas públicas.
“A irrigação é uma atividade estratégica para o Brasil tanto na questão da sustentabilidade, como na geração de renda. A reunião foi fundamental para tratar de pautas que dificultam o desenvolvimento da irrigação no país e para fortalecer o canal de comunicação entre o governo e os produtores”.
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila