Biossegurança do Brasil perde o Dr. Luiz Antonio Barreto de Castro
A Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Luiz Antônio Barreto de Castro, um dos mais brilhantes pilares da biotecnologia brasileira e primeiro presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Nascido no Rio de Janeiro em 1939, Dr. Luiz completou sua formação básica nos colégios São Bento e Andrews, ingressando na Escola Nacional de Agronomia em 1959. Sua jornada científica começou em 1960 sob a orientação de Charles Frederick Robbs em fitopatologia e prosseguiu com uma bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa em 1961, estudando recursos genéticos de hortaliças.
Após concluir sua graduação em engenharia agronômica em 1962, Dr. Luiz estabeleceu o primeiro Laboratório de Tecnologia de Sementes do Brasil em 1965. Sua carreira acadêmica foi marcada por significativas contribuições como professor assistente e depois professor adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde publicou diversos trabalhos científicos, especialmente em melhoramento de hortaliças.
Seu mestrado em Tecnologia de Sementes pela Universidade Estadual do Mississippi e doutorado em Fisiologia Vegetal-Biologia Molecular pela Universidade da Califórnia-Davis foram fundamentais para sua trajetória. Durante esse período, Dr. Luiz desenvolveu estudos pioneiros sobre proteínas da soja e estabeleceu o primeiro Laboratório de Biologia Molecular na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Em 1980, Dr. Luiz ingressou na EMBRAPA, liderando a primeira iniciativa de engenharia genética vegetal no Brasil. Seu trabalho no CENARGEN colocou o Brasil na vanguarda da biotecnologia vegetal, conquistando reconhecimento internacional.
Dr. Luiz Antonio Barreto de Castro foi presidente da CTNBio de 1996 a 1999, membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2003 e da American Association for the Advancement of Science desde 1995. Sua contribuição para o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil é inestimável, sendo reconhecido por diversas honrarias, incluindo a Ordem Nacional do Mérito Científico.
A SB3 reconhece e agradece imensamente a dedicação e o legado do Dr. Luiz Antonio Barreto de Castro. Sua partida deixa um vazio inestimável na ciência brasileira, mas seu trabalho e suas conquistas permanecerão como inspiração para futuras gerações.
Nossos sentimentos à família, amigos e colegas.
Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3)
0 comentário
Brasil ganha 1º Centro de Treinamento em Irrigação e amplia fronteiras da inovação no agronegócio
Por falta de pesquisador, IAC interrompe estudos em grãos, hortaliças e tecnologia de fibras
CNA e parlamentares discutem temas de interesse do agro
Haddad anunciará isenção de IR para quem ganha até R$5 mil, diz O Globo
Faturamento do setor de máquinas avança em outubro após mais de 2 anos de quedas, diz Abimaq
Mars Wrigley estimula o ecossistema do cacau no Brasil por meio da ciência e relacionamento com a comunidade