Concurso Tribos: 3 Corações premia cafés especiais 100% Robustas Amazônicos cultivados por indígenas
A 3 Corações, referência nacional em cafés e líder do segmento, reconhece e valoriza o cultivo de cafés especiais 100% Robustas Amazônicos pelas comunidades indígenas por meio do Projeto Tribos, criado para promover desenvolvimento sustentável. Em sua 5ª edição, a cerimônia de premiação do concurso que seleciona os microlotes raros que serão comercializados com lucro 100% revertido aconteceu esta semana no Cacoal Selva Park, em Cacoal (RO), e contou com a presença de Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.
Os grandes ganhadores desta edição do concurso que celebra a cultura indígena e o cultivo de cafés especiais foram os cafeicultores indígenas Denilson Oypakomi, da aldeia Joaquim, seguido por José Gapob Surui, da aldeia Lapetanha, e Naraykopeba Surui, da aldeia Tikã, todos fazem parte da cooperativa Garah Itxa. “Agradeço a oportunidade de estar aqui representando toda a comunidade. Este é o reconhecimento do nosso trabalho”, disse Oypakomi em seu discurso.
Parceria da 3 Corações com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Embrapa Rondônia, a Emater Rondônia, a Câmara Setorial do Café, as Secretarias Estadual e Municipal de Agricultura, com o apoio de especialistas como Silvio Leite, referência mundial em cafés de qualidade, o Projeto Tribos é fundamentado em três pilares indissociáveis e interdependentes: o protagonismo indígena, a proteção da floresta e a produção de café de alta qualidade. Com a participação das cooperativas das Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, desde 2019, já beneficiou mais de 150 famílias de indígenas cafeicultores dispostas em 28 aldeias dos municípios de Cacoal e Alta Floresta D`Oeste (RO).
“O Tribos une três grandes riquezas do Brasil: a cultura indígena, a Amazônia e o café. É uma parceria que nos orgulha muito, uma grande obra em construção. É um projeto lindo que dá autonomia, renda e oportunidade para os povos indígenas. Que fortalece seus modos de produção e, acima de tudo, gera muito orgulho e prosperidade para todos os envolvidos. Cada xícara de Tribos conta uma história repleta de significados, carrega a identidade de cada cafeicultor indígena”, destaca Pedro Lima, presidente do Grupo 3corações.
Com foco na descoberta do máximo potencial da qualidade das lavouras indígenas, a iniciativa investe na disseminação de conhecimento e na capacitação das comunidades aprimorando a infraestrutura adequada para a produção de cafés especiais sustentáveis em harmonia com a floresta amazônica. O resultado são edições limitadas de microlotes raros Robustas Amazônicos com lucro 100% revertido - cafés surpreendentes, marcantes e encorpados com pontuação 80+ a 90+ (notas sensoriais de frutas secas, chá preto, castanhas e chocolate amargo) comercializados na loja online da 3 Corações - mercafe܂com܂br - e nos principais pontos de venda de todo o país.
Concurso Tribos
A 5ª edição do concurso do Projeto Tribos avaliou 96 amostras de microlotes de café de alta qualidade. Os dez melhores lotes são reconhecidos com prêmios em dinheiro e por meio da compra das sacas a preços acima do mercado, com lucro 100% revertido cuja destinação é decidida juntamente com os produtores.
A premiação foi de R$ 25 mil para o primeiro colocado, com a compra de cada saca por R$ 3 mil. Há diferentes premiações em dinheiro e valores das sacas até a 10ª posição.
"Este é mais do que um concurso, é uma celebração do espírito empreendedor, dos sonhos e das conquistas. Valoriza as origens, os sabores do Robusta Amazônico e o desenvolvimento sustentável em um caminho com cada vez mais protagonismo aos povos indígenas cafeicultores", destaca Patrícia Carvalho, líder do Projeto Tribos no Grupo 3corações.
![unnamed (11)](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/800x2000/unnamed-11-UATWy.jpg)
Missão Tribos em Campo
Como parte do planejamento do ciclo sustentável do Projeto Tribos em 2024, o Grupo 3corações promoveu a "Missão Tribos em Campo" e visitou as aldeias representativas e as lideranças das Terras Indígenas Sete de Setembro e Rio Branco, incluindo as aldeias fluviais.
“Foi uma oportunidade de reforçar os nossos laços e vínculos duradouros, trocar experiências, sabedorias e aprendizados. Reconhecemos os resultados e renovamos nossa parceria com todos os parceiros deste projeto inspirador, que é uma verdadeira roda da prosperidade para todos os envolvidos”, complementa Pedro Lima.
Sobre o Grupo 3corações
O Grupo 3corações, empresa líder do segmento de cafés no Brasil, possui um portfólio completo em todas as categorias de cafés: desde tradicionais, especiais, cápsulas, solúveis, instantâneos, até cafés prontos para beber. É reconhecida como líder absoluta nas categorias torrado e moído, bem como em cappuccinos.
Além da marca nacional 3 Corações, o grupo detém mais de 30 marcas de cafés, entre elas: Santa Clara, líder no norte e no nordeste, as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus, Cruzeiro, entre outras. Também comercializa filtros, porta filtros e acessórios.
A empresa é referência em inovação com a solução exclusiva TRES®️, que conta com um portfólio de máquinas de café e multibebidas, e oferece mais de 40 sabores entre cafés espressos, bebidas cremosas, chás e cafés filtrados em cápsulas.
Além de proporcionar diferentes experiências e possibilidades de consumo de cafés, o grupo também atua no segmento de refresco em pó (Frisco e Tornado), achocolatado (Chocolatto), temperos e derivados de milho (Claramil, Dona Clara e Kimimo).
Em 2020, ingressou em novos segmentos como leites vegetais e isotônicos naturais, fruto da joint venture com a Positive Brands, detentora das marcas A Tal da Castanha, Jungle, Plant Power, entre outras.
Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa Integradora e a Escola de Serviços e Sabores.
Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O grupo 3coracoes também exporta café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos.
|