Congresso derruba veto à desoneração da folha em derrota já esperada pelo governo
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso Nacional votou nesta quinta-feira pela derrubada do veto presidencial a projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, derrota já "contabilizada" pelo governo federal, apesar das tentativas de se chegar a um acordo.
Definida no Senado por 60 votos a 13 e na Câmara dos Deputados por 378 a 78, a rejeição do veto dificulta os esforços do governo para incrementar a arrecadação federal e sua intenção de cumprir a meta fiscal de déficit primário zero em 2024.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a negociar uma alternativa à desoneração, mas não conseguiu firmar um acordo para evitar a derrubada do veto.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que o Executivo seguirá estudando soluções para o assunto.
O projeto, que teve sua tramitação no Legislativo concluída no fim de outubro, havia sido integralmente vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob o argumento de que a proposta é inconstitucional e contraria o interesse público.
A decisão do Congresso segue à promulgação. Caso o veto fosse mantido, a desoneração da folha de pagamentos seria encerrada em 31 de dezembro deste ano.
1 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
Eta governo que só pensa em arrecadar. Economiza,poh! Como é que esse país vai crescer se o governo só pensa em tirar do povo (sim! é o povo que paga os impostos, se alguém ainda não sabe!) e não investe nada, só gasta. Venda as estatais que só dão prejuízo.
Governo apenas arrecada e distribuí , não produz Nada.., apenas isso.., também, olha a equipe , time , que está à frente da administração...kkk, rir pra não chorar...
A taxa de risco país para se investir na Ucrânia, é menor do que na Argentina. Pois o governo Peronista Populista da Argentina, cobrava muito imposto de quem gerava riqueza, para favorecer ou gastar, com os vários segmentos parasitas, que só consomem, e nada produzem. Igual a um certo país, que também esta caminhando, para isso.
Com certeza Adilson esse certo país é o nosso Brasil que está caminhando para o caus a passos largos com esses ratos no poder que nada produzem e muito se reproduzem..