Produtores rurais e líderes do agronegócio brasileiro se encontram em São Paulo em evento de negócios
Expoentes do agronegócio brasileiro se reuniram na noite de ontem 11/12, no Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo, durante o Agrotalk Experience. O evento, que teve como tema “O agronegócio brasileiro na vanguarda da produção sustentável”, foi direcionado para cerca de 150 convidados e trouxe para a discussão os atuais cenários de sustentabilidade, tecnologia e mercado financeiro no setor.
Em sua programação, o encontro reuniu como painelistas a cofundadora do Grupo Progresso e líder do grupo Mulheres de Fibra, Ani Sanders; o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e da Assovale – Associação Rural Vale do Rio Pardo, Paulo Junqueira; o Chefe-Geral da EMBRAPA Territorial, Gustavo Spadotti e a diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Leticia Kawanami.
Para Spadotti, só existem três maneiras de aumentar a produção em qualquer lugar do mundo: a primeira é ampliar a área cultivada, a segunda é aumentar a produtividade de cada uma das culturas e a terceira é intensificar o uso do solo.
“A ciência tem trabalhado com cada um desses quesitos para ser possível expandir as áreas com sustentabilidade, reduzir a distância que existe entre os produtores mais tecnificados e levar a tecnologia para médios e pequenos produtores para que eles tenham a oportunidade e a possibilidade de produzir tanto quanto os grandes e mais capitalizados. É preciso levar conhecimento e condições para a intensificação do uso da terra por meio da rotação de culturas, sistema de plantio direto, adubação verde, integração lavoura-pecuária-floresta e outros sistemas agroflorestais”, explicou Spadotti.
Do lado do setor privado, Letícia Kawanani salientou o papel da Cargill na jornada de sustentabilidade do produtor rural, que, para ela, já está muito antenado ao que é bom para o seu negócio e para a resiliência e a longevidade da terra, “que é o ativo mais importante que tem”.
“A Cargill está aqui para ajudar, principalmente, produtores menores, mais descapitalizados a tornarem sua produção mais sustentável conectando os mercados que valorizam esses produtos diferenciados, que estão dispostos a pagar um prêmio”, destacou Letícia.
Para Ani Sanders, o agro tem poder de transformação. “Quando chegamos na nossa região no Piauí não tinha nada e hoje todo o entorno das fazendas é vivo, tem desenvolvimento. Inclusive essa é uma realidade: as cidades que não têm atividades no agronegócio estão paradas no tempo, atrasadas e querem a ajuda do setor para crescer”. Representando o movimento “Mulheres de Fibra”, Ani contou que decidiu sair da porteira para comunicar, inspirar e agregar mulheres no seu segmento. “A mulher tem uma sensibilidade diferenciada, o poder de criar conexões e fazer com que o agro prospere. Mas sempre digo que o olhar feminino trabalha em um patamar e o masculino em outro e juntos eles se completam”.
Paulo Junqueira avaliou que a representatividade é um dos principais problemas do setor. “Somos heróis da porteira para dentro, mas falta comunicação da porteira para fora e falta representatividade. Temos entidades valiosíssimas como a Aprosoja para defender o produtor de soja, o GPB Brasil para defender o produtor de carne, a Orplana para defender o produtor de cana-de-açúcar e onde está a nossa federação lutando, brigando por nós?”, questionou.
“O agronegócio brasileiro representa 25% do nosso PIB e tem uma grande importância para a Ford, por isso o nosso apoio ao Agrotalk Experience. Em 2023 aumentamos em mais de 30% as nossas vendas direcionadas para o setor e para o próximo ano projetamos um crescimento ainda maior”, salientou o Brazil Sales & Dealer Network Manager da Ford Sinal, Daniel Sanches, patrocinadora do evento.
Brunna Viana, do AndBank, ressaltou que a instituição confia muito no potencial do agronegócio e que o banco tem uma série de produtos que se adequam às realidades do setor. “Sou goiana e no Centro-Oeste o trabalho no campo é muito forte, por isso conheço de perto essa realidade.
O evento contou ainda com uma participação especial do ex-Presidente Jair Bolsonaro via videoconferência, que manifestou o seu apoio ao agronegócio e parabenizou o evento por trazer à discussão temas tão relevantes para o desenvolvimento da área.
O Agrotalk Experience tem o patrocínio de Ford Sinal, AndBank Investimentos, Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Assovale, GPB Brasil, Aprosoja São Paulo, Copercana, Techboard Latam, JK Estética Avançada e VQ Jewellry e conta com o apoio da EMBRAPA Territorial, ITESP – Fundação Instituto de Terras e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
0 comentário
Cana inicia nova safra com baixa produtividade e dúvidas sobre qualidade, heranças da seca e das queimadas de 2024
Retrospectiva 2024: Emater viabilizou R$ 230 milhões em crédito para produtores
Dólar à vista cai com mercado à espera de leilão do Banco Central
Oposição da Coreia do Sul planeja votação de impeachment do presidente interino Han
Nesta 5ª feira (26), negócios serão retomados às 11h30 em Chicago e às 9h30 em NY; Londres não opera com feriado
Safra russa cai 13% em 2024, mostram dados oficiais