Exportações de grãos da Ucrânia caíram para 13,7 mi t até agora em 2023/24, diz ministério
KIEV (Reuters) - As exportações de grãos da Ucrânia caíram para cerca de 13,7 milhões de toneladas até o momento na temporada de comercialização de julho a junho de 2023/24, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta quarta-feira.
O ministério disse que até 9 de dezembro do ano passado, a Ucrânia havia exportado quase 19 milhões de toneladas de grãos.
A Ucrânia exportou 3,86 milhões de toneladas de grãos em novembro, incluindo 1,3 milhão de toneladas de trigo e 2,4 milhões de toneladas de milho, mostraram os dados.
O sindicato dos comerciantes UGA disse que as exportações ucranianas combinadas de grãos e sementes oleaginosas subiram para 4,5 milhões de toneladas em novembro, de 3,5 milhões de toneladas em outubro, em grande parte porque o país tem aumentado ativamente seus embarques por meio de uma rota de transporte alternativa.
O volume exportado nesta temporada inclui 6,1 milhões de toneladas de trigo, 6,6 milhões de toneladas de milho e 889.000 toneladas de cevada.
Na temporada anterior, até 9 de dezembro, a Ucrânia havia exportado 7,2 milhões de toneladas de trigo, 10,2 milhões de toneladas de milho e 1,5 milhão de toneladas de cevada.
O ministério disse que os comerciantes exportaram 626.000 toneladas de grãos até agora em dezembro, em comparação com 1,1 milhão de toneladas até 9 de dezembro de 2022.
Tradicionalmente, a Ucrânia envia a maior parte de suas exportações por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro.
O governo da Ucrânia espera uma colheita de 79 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com seu excedente exportável para 2023/24 totalizando cerca de 50 milhões de toneladas.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário

Arroz/Cepea: Indicador cai para o menor nível desde jul/22

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz