Posicionamento da FAESP sobre a eleição para a próxima gestão da entidade
Sobre a decisão da juíza da Justiça do Trabalho que determinou a tutela de urgência, que resultou na anulação das eleições marcadas para 04 de dezembro (próxima segunda-feira), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) esclarece que o processo eleitoral da entidade se iniciou no dia 4 de outubro de 2023, dentro das normas do estatuto social, concedendo o prazo legal para a entrega das documentações, definido em seu estatuto.
Porém, a chapa "Nova FAESP", encabeçada por Paulo Junqueira, que recorreu ao juízo não apresentou, no ato do registro, todos os documentos exigidos no estatuto, sendo concedido o prazo de três dias (72 horas) para que os documentos fossem complementados. Vencido o prazo, porém, os documentos não foram entregues, o que levou ao cancelamento do registro da chapa. Não é verdade que a chapa “Nova FASEP” foi impedida de participar das eleições para a próxima gestão da Federação, como está sendo divulgado caluniosamente por alguns veículos de imprensa. O fato é que, como rege o regimento, que se baseia na democracia e transparência, não foram entregues documentos básicos dos representantes da chapa opositora, entre eles RG, CCIR, declaração emitida pelo sindicato a que pertence o candidato, de alguns dos membros da chapa, além da não comprovação do exercício da atividade rural nos últimos 2 anos.
Já em relação à anulação da eleição, a FAESP informa que irá recorrer pois já havia ficado reconhecida a falha na apresentação tempestiva dos documentos, o que é básico para o exercício do direito dentro de um processo democrático. Por outro lado, não há nexo causal nem razoabilidade em afirmar que a FAESP deveria ter ficado aberta no sábado e no domingo, quando, além de ter a eleição sido anunciada desde o início do ano, os documentos poderiam ter sido entregues desde o primeiro dia bem como na segunda, e, em seguida, nas 72 horas, ou seja, três dias concedidos como prorrogação para a apresentação dos mesmos.
0 comentário
CNA destaca papel do produtor rural no futuro da agricultura durante o ConBAP 2024
Dólar dispara com notícia de isenção de IR e atinge maior valor da história, aos R$5,9141
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Aprosoja MT participa de audiência sobre Pacto de Conformidade Ambiental da Soja (PCAS)
Produtores rurais ganham direito à isenção de IPI na compra de veículos
Líder mundial no uso de defensivos biológicos, Brasil precisa aprovar projeto de bioinsumos