Cocapec realiza '2º Seminário Nossa Cafeicultura' com foco na sustentabilidade do setor
O 2º Seminário Cocapec foi palco de momentos significativos para os cooperados e convidados presentes na noite dessa quarta-feira, 22, no Hotel Dann Inn, em Franca. O evento revelou os vencedores do Concurso de Qualidade Senhor Café, além de sediar um painel de bate-papo enriquecedor com especialistas do ramo, que abordaram temas relacionados ao agronegócio, mercado, sustentabilidade e perspectivas para os próximos anos.
O Seminário proporcionou um ambiente de aprendizado e compartilhamento de conhecimento, por meio de um painel de discussão com especialistas renomados do setor, entre eles Natália Carr, assessora Técnica do Conselho Nacional do Café; Beatriz Passos, gerente de relacionamento da Rabobank; e o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos. O bate-papo envolvente abordou os desafios atuais do setor cafeeiro, tendências do mercado e sustentabilidade, oferecendo insights valiosos para os presentes, sobre a mediação da jornalista do Notícias Agrícolas, Virgínia Alves.
O evento teve como destaque a premiação dos vencedores do prestigiado Concurso de Qualidade Senhor Café. No total, 86 produtores apresentaram grãos excepcionais, demonstrando a excelência e a dedicação da comunidade cafeeira.
O presidente da Cocapec de Franca Carlos Sato, o vice-diretor Saulo Faleiros e o diretor José de Alencar Júnior, ficaram com a missão de revelar o nome dos vencedores.
Na premiação do Estado de São Paulo, o grande vencedor foi o produtor Marcos Luís Marangoni, da Chácara Estância Portugal, com a pontuação de 85, 83 em seu café. Seguido por Sebastião Henrique Dal Picolo, do Sítio São Sebastião, com nota de 85, 21. Já a terceira colocação paulista ficou com Paulo José Dias Ribeiro, do Sítio Jaguara, que atingiu 84,21 pontos em seu café.
O café mineiro alcançou pontuações mais altas como o primeiro colocado Francisco de Paula Andrade, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, que pela terceira vez ganhou o concurso, com uma pontuação de 86,96 pontos em sua produção.
O segundo colocado foi Gabriel Marques, do Sítio Pimenta de São Sebastião do Paraíso, com 86,71, garantindo o pódio da competição de qualidade. Já a terceira colocação mineira ficou com a única produtora no pódio, Paula Rodrigues Carrijo, de Ibiraci, da Fazenda Barreiro com um café que alcançou os 86,04 de pontuação.
O presidente da Cocapec, Carlos Sato, expressou sua satisfação com o evento, afirmando: "Estamos honrados em promover um espaço onde a qualidade do café é reconhecida e discutida de maneira tão profunda. O 2º Seminário Cocapec reafirma nosso compromisso em apoiar e impulsionar a produção de café dos nossos cooperados".
O 2º Seminário Cocapec marcou um momento crucial para os cooperados da Cocapec, destacando a excelência na produção de café e oferecendo uma plataforma para a troca de ideias entre especialistas, produtores e entusiastas do café.
0 comentário
Comércio de café do Vietnã está calmo em meio a feriados, chuva prejudica colheita
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras