Presidente chinês diz que mulheres do país precisam iniciar "nova tendência de família"
HONG KONG (Reuters) - O presidente chinês, Xi Jinping, disse que as mulheres têm um papel fundamental e precisam estabelecer uma "nova tendência de família", no momento em que o país está enfrentando o envelhecimento da população e o declínio recorde da taxa de natalidade.
Em seus comentários, publicados na agência de notícias estatal Xinhua nesta segunda-feira, Xi disse que o papel das mulheres foi parte de uma discussão com a nova equipe de liderança da Federação de Mulheres de Toda a China, que opera sob o Partido Comunista.
Fazer um bom trabalho na função das mulheres não está relacionado apenas ao desenvolvimento das próprias mulheres, disse ele, mas também à "harmonia familiar, harmonia social, desenvolvimento nacional e progresso nacional".
É necessário "cultivar ativamente uma nova cultura de casamento e maternidade e fortalecer a orientação sobre a visão dos jovens em relação ao casamento, ao parto e à família", afirmou ele.
Fatores como os altos custos dos cuidados de crianças, obstáculos na carreira, discriminação de gênero e o fato de não quererem se casar têm impedido muitas jovens chinesas de terem filhos.
O número de nascimentos está intimamente ligado às taxas de casamento porque as políticas oficiais dificultam que mulheres solteiras tenham filhos.
Em janeiro, o órgão nacional de estatísticas da China relatou a primeira queda populacional em seis décadas e a população do país está envelhecendo rapidamente.
Nos últimos dois anos, autoridades de toda a China revelaram medidas para elevar a taxa de natalidade do país, incluindo incentivos financeiros e aumento das instalações de creches.
A mídia estatal sempre associou o desenvolvimento populacional à força e ao "rejuvenescimento" do país.
(Reportagem de Farah Master e da Redação de Pequim)
1 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Jose Sanches Marin Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Quem diria um pais comunista como a China, percebendo o erro fatal da europa e especial alguns paises como Holamda, França, Itália que tendem a desaparecer como nação por deficit populacional e vendo sua mão de obra e mercado diminuindo. Corrige este erro fatal e começa a incentiva a formação de famílias como sempre foi a célula master da sociedade. Lamentável que miutos paises da europa desaparecerão social e culturamente.
Serão colonizadospela nova geração de suas antigas colonias
Somos levados a pensar que os seres iluminados que governam o mundo são mais inteligentes que nós. Puro engano. A china até ontem (para padrões de tempo), incentivava a política do filho único, tentando controlar o avanço populacional. De repente percebe que a matemática estava furada e volta a incentivar famílias numerosas. Ou seja, somos governados por dezenas de Dilmos.
Os inteligentes também tem o direito de mudar de ideia