Áreas de instabilidade avançam e pancadas de chuva são previstas por todo Brasil
A quarta-feira (25) será mais um dia marcado por pancadas de chuva espalhadas por todo o Brasil. O avanço do ar quente e úmido para áreas do Centro-Oeste e Norte chega também no Nordeste, provocando chuvas moderadas a fortes nas próximas horas.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os volumes mais expressivos em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nas próximas 24 horas. Todas essas áreas podem receber chuva entre 20mm e 30mm no período.
O modelo mostra ainda a tendência do avanço das chuvas para as demais áreas da região Central do Brasil. Atenção para São Paulo e Minas Gerais que podem registrar acumulados acima de 50mm na próxima quinta-feira (25).
Também é destaque o retorno das chuvas para o Centro-Oeste do Brasil. Apesar do volume ainda ser baixo, o produtor dessa área pode sentir o alívio após o período de seca e de altas temperaturas. Com o calor dos últimos dias, áreas de instabilidade podem chegar acompanhadas de chuva fortee granizo.
Com o aumento das áreas de instabilidade, o Inmet prevê nova rodada de chuvas fortes para o Sul do Brasil a partir do dia 28. No Rio Grande do Sul, os acumulados podem chegar a 125mm em algumas áreas do estado. A tendência é que continue chovendo na região, com o avanço da instabilidade também em Santa Catarina e no Paraná.
Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias:
0 comentário
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias