1º Campeonato ABIC de Blends de Café com o objetivo de promover os cafés brasileiros e dar visibilidade aos classificadores e mestres de torra
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) pela primeira vez realiza um campeonato voltado para classificadores e mestres de torra. O 1º Campeonato ABIC de Blends de Café marca as festividades de seu 50º aniversário e o novo Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados da instituição. O evento inédito e nacional visa impulsionar e enaltecer o conhecimento relacionado à criação de blends de café, uma habilidade fundamental para torrefações de todos os portes. Além disso, a iniciativa busca reconhecer o trabalho de classificadores, degustadores e mestres de torra responsáveis por blends que cativam os apreciadores de café.
O Campeonato será composto por duas etapas, sendo a primeira sediada em São Paulo nos dias 25 e 26 de outubro. Já a etapa final ocorrerá no 29º ENCAFÉ, de 15 a 19 de novembro, no Vila Galé, em Alagoas. A ABIC assumirá, integralmente, os custos da participação dos finalistas na decisiva. O vencedor ou vencedora receberá um prêmio de R$ 5mil. A Carmomaq, empresa com três décadas de história dedicada à produção de equipamentos de torra e moagem de café, será a máquina de torra oficial do evento, que conta também com patrocínio da Cooxupé e da Pressca.
Democratização dos Cafés do Brasil
Segundo Pavel Cardoso, Presidente da Associação, um dos propósitos do Campeonato, o primeiro do tipo no Brasil, é fomentar a democratização dos cafés brasileiros: "Buscamos evidenciar como todas as categorias do produto podem ser empregadas para proporcionar uma experiência sensorial distinta aos paladares da população". A expectativa é que essa edição do campeonato conduza a futuros torneios, promovidos pela ABIC e pautados em seus protocolos, conferindo maior destaque a baristas, torradores e classificadores.
Novo protocolo da ABIC será mostrado na prática
Um dos organizadores do evento, Leandro Paiva, professor de Indústria e Qualidade de Café no Instituto Federal Sul de Minas, ressalta a importância da iniciativa da Associação para o setor: “A ideia consiste em enaltecer o trabalho essencial dessas pessoas, que interpretam a qualidade do café em diversas formas, resultando em uma bebida agradável disponível para os consumidores”.
Outra intenção do projeto é destacar o novo Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Cafés Torrados da ABIC e sua aplicação: “Buscamos esclarecer as novas categorias de café para que todo o setor compreenda as exigências específicas de cada tipo, aprimorando assim o atendimento ao público final”. A proposta visa realizar essa apresentação de forma envolvente, reunindo empresários e compradores para introduzir essa nova fase do setor.
Vagas limitadas
As inscrições foram limitadas a 100 participantes, sendo que 20 foram sorteados para garantir vaga, e realizadas no site da ABIC.
Os 12 primeiros sorteados são os concorrentes oficiais do campeonato, enquanto os 8 restantes ficarão em uma lista de espera, prontos para ocupar uma vaga caso alguma seja liberada. O sorteio aconteceu no último dia 18, às 11h, com transimissao ao vivo pelo Instagram @abiccafe, na ocasiao foi utilizado o site https://sorteador.com.br/.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)