Putin diz que Ocidente perdeu contato com realidade e Rússia teve que reagir

Publicado em 05/10/2023 11:35

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos estavam tentando impor sua hegemonia em ruínas em todo o mundo e que a guerra na Ucrânia mostra até que ponto o Ocidente havia perdido o contato com a realidade.

"Nós não começamos a chamada guerra na Ucrânia. Pelo contrário, estamos tentando terminá-la", disse Putin em uma reunião do Clube de Discussão Valdai no resort de Sochi, no Mar Negro.

O Ocidente causou a guerra porque os Estados Unidos são um "hegemon" que se consideram o único árbitro da verdade no planeta, disse o chefe do Kremlin.

Putin afirmou que os líderes do Ocidente haviam perdido "o senso de realidade" por causa do que ele classificou como "pensamento colonial" de Washington. Ele questionou que direito os Estados Unidos tinham de dar lições a qualquer outro país.

A invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 desencadeou uma guerra que devastou áreas do leste e do sul da Ucrânia, matou ou feriu centenas de milhares de pessoas e provocou a maior ruptura nos laços da Rússia com o Ocidente em seis décadas.

O Ocidente classifica a guerra como o maior erro estratégico de Moscou desde a invasão soviética do Afeganistão em 1979, e os líderes ocidentais dizem que querem derrotar a Rússia nos campos de batalha da Ucrânia. Até o momento, uma contraofensiva ucraniana não conseguiu obter um grande sucesso territorial.

Putin, no entanto, apresenta a guerra como parte de uma luta muito maior contra os Estados Unidos, que, segundo a elite do Kremlin, tem como objetivo dividir a Rússia, apoderar-se de seus vastos recursos naturais e, em seguida, acertar as contas com a China.

(Reportagem de Guy Faulconbridge)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário