Adiantado, plantio de soja em Mato Grosso avança para 1,82% da área, diz Imea
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso, maior produtor da oleaginosa do Brasil, atingiu até esta sexta-feira 1,82% da área total estimada, avanço de 1,37 ponto percentual em relação à semana anterior, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Neste início dos trabalhos, o plantio no Estado supera o índice da mesma época do ano passado (1,79%) e a média histórica para o período (0,97%).
O plantio avançou apesar de poucas chuvas nos últimos sete dias na maioria das regiões de Mato Grosso. No sudoeste, houve registro de 5,3 milímetros de chuva, enquanto no norte, 4 milímetros. Apenas o sudeste mato-grossense, com 14,6 milímetros, teve chuvas acima da média histórica, segundo dados do LSEG.
O plantio de soja está mais avançado no oeste de Mato Grosso, onde produtores começaram o trabalhos mais cedo após uma autorização do Ministério da Agricultura, visando uma melhor janela climática para a produção de algodão na segunda safra. A região é a principal produtora da pluma no Estado.
No oeste, produtores semearam 5,57% da área projetada, versus 3% na mesma época do ano passado.
No Médio-norte de Mato Grosso, a principal região produtora de soja do Estado, o plantio atingiu 1,21%, versus 2,09% na mesma época do ano passado.
Para a próxima semana, os volumes acumulados de chuvas devem ser cerca de 20 milímetros no norte de Mato Grosso, região que deverá receber mais precipitações, mas ainda abaixo da média para o período, conforme informações meteorológicas publicadas pelo LSEG.
A safra de soja de Mato Grosso está estimada pelo Imea em 43,8 milhões de toneladas, queda de 3,4% ante a temporada passada, quando o Estado registrou uma colheita recorde. Para 23/24, o Imea prevê uma redução na produtividade de 4,17%, enquanto projeta aumento na área plantada de 0,8%, para 12,2 milhões de hectares.
Em outras regiões, como o Paraná e São Paulo, a semeadura da soja avançou com rapidez, mas, em algumas áreas, o calor acentuado e a baixa umidade do solo impediram que as atividades fossem ainda mais intensas, avaliou nesta sexta-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira