Vendas de soja na Argentina disparam após mudança que impulsionou preços
BUENOS AIRES (Reuters) - As vendas de soja na Argentina totalizaram quase 1 milhão de toneladas métricas nos últimos sete dias, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) nesta segunda-feira, com os agricultores aproveitando uma iniciativa do governo que impulsionou os preços.
O número está bem acima das quase 240.000 toneladas de soja vendidas na última semana de agosto no país sul-americano, que é um dos maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja.
O número elevado segue a decisão do governo federal da semana passada de abrir uma brecha em seu controle de capital para permitir que os exportadores de grãos usem livremente um quarto de sua receita em moeda estrangeira para comprar soja.
A medida, que ocorre depois que uma seca histórica reduziu pela metade as colheitas na última temporada, tem como objetivo incentivar mais exportações para trazer os tão necessários dólares para o país sul-americano.
"Desde que o programa de aumento das exportações foi anunciado, as quantidades de soja negociadas chegaram a 951.211 toneladas", disse a bolsa em um relatório.
Os preços domésticos da soja aumentaram em mais de 25.000 pesos (71 dólares), chegando a mais de 155.000 pesos (443 dólares) por tonelada desde o lançamento do programa, segundo a bolsa.
A safra de soja 2022/23 da Argentina caiu 53% em relação ao ano anterior, para apenas 20 milhões de toneladas, de acordo com a Bolsa de Cereais de Rosário (BCR), devido aos impactos da seca.
Na semana passada, a BCR estimou que cerca de 7 milhões de toneladas da safra 2022/23 ainda não tinham sido vendidas.
(Reportagem de Maximilian Heath; redação de Carolina Pulice)
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira