HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de café do Brasil está 41% vendida, colheita vai a 86%, diz consultoria

Publicado em 11/08/2023 11:35 e atualizado em 11/08/2023 12:20

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - Os cafeicultores brasileiros tinham vendido 41% de sua safra 2023/24 até o início de agosto, informou a consultoria Safras & Mercado na sexta-feira, índice que fica atrás dos 45% do mesmo período do ano passado e da média histórica para a época de 46%.

A Safras disse em comunicado que os produtores têm sido mais cautelosos quando se trata de vender este ano por causa das incertezas econômicas, levando a um ritmo de vendas "errático" até agora nesta temporada, apesar do aumento na produção.

A consultoria disse que as vendas de café arábica atingiram cerca de 39% da produção esperada, bem abaixo da média de 45%, enquanto os negócios de café robusta foram estimados em 46%.

"Alguns produtores aproveitaram a volatilidade de alta em NY e no dólar para fechar alguma venda, mas boa parte ainda seguiu na defensiva apostando em uma guinada de alta. A volatilidade financeira e ao juro real ainda muito alto no Brasil, mesmo depois do corte na taxa Selic, devem continuar pesando na tomada de decisão do vendedor", disse Gil Barabach, consultor da Safras.

A Safras estima a produção brasileira de café em 2023/24 em 66,7 milhões de sacas de 60 kg.

A consultoria disse que os agricultores tinham colhido 86% das áreas até 8 de agosto, um aumento de 6 pontos percentuais em relação à semana anterior, mas ainda abaixo dos 89% do ano passado no mesmo ponto.

A média de cinco anos para o período é de 90%.

Barabach disse que o tempo seco e as altas temperaturas favoreceram o progresso do trabalho de campo na semana passada. Até agora, 80% das áreas de arábica e 96% das áreas de café robusta já foram colhidas, segundo Safras.

(Reportagem de Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário