FACTA completa 34 anos e mantém missão de transmitir conhecimentos e tecnologias ao setor avícola
A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) completa hoje, 10 de agosto, 34 anos de atuação. Criada com o objetivo de difundir conhecimento sobre a avicultura por todo o Brasil, a fundação é uma organização civil sem fins lucrativos que continua fiel aos seus propósitos.
Tendo como foco o fomento e a transmissão de conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas por meio de publicações especializadas e estimulando a evolução científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.
Para o atual diretor-presidente da Fundação, Ariel Mendes, ao longo dos anos a FACTA teve um papel fundamental para que a avicultura brasileira atingisse esse grau de excelência, principalmente pela difusão da ciência e tecnologia para o setor de avicultura do país. “Essa difusão foi feita por meio de suas conferências anuais, inúmeros cursos simpósios, seminários, workshops realizados, pela publicação de vários livros de avicultura e, também, pela publicação da revista cientifica (BJPS/RBCA), que está entre as quatro melhores revistas científicas de avicultura do mundo. Portanto, parabéns à FACTA pelo seu aniversário de 34 anos. Que tenhamos uma vida longa pela frente, ainda desempenhando esse papel em prol da avicultura brasileira e mundial!”.
“Desde 10 de agosto de 1989, a FACTA se definiu e se mantém como polo de concentração e, principalmente, compartilhamento de informações e conhecimento para toda a avicultura brasileira, graças ao entendimento e suporte dos seus mantenedores. Com um corpo técnico e diretoria que mantem o olhar no futuro e base no conhecimento científico e prático, a FACTA, em múltiplas ações realizadas, segue expandindo e divulgando conhecimento para o setor de produção de aves no Brasil, sendo referência para América Latina. Obrigado a todos que contribuíram e seguem contribuindo com a FACTA para seguirmos muitos anos”, salientou o diretor administrativo-financeiro da FACTA, Silvio Hungaro.
Para a diretora de Cursos e Publicações, Ibiara Paz, a missão de divulgar, promover e apoiar o conhecimento técnico-científico na cadeia avícola, há anos é cumprida, graças ao empenho de todos que dispuseram tempo precioso em sua agenda para dedicar-se à essa missão. “A FACTA é feita por nós, corpo técnico, diretoria, mantenedores, conselho curador, mas também é feita por você que colabora nas publicações, palestras, pareceres e a você que prestigia os eventos, adquire nossos livros, questiona e opina. Parabéns a todos”.
“Parabéns à FACTA por seus 34 anos ininterruptos de divulgação e criação de conhecimento para a avicultura nacional. Através do Prêmio Lamas foram apresentadas várias gerações de profissionais que atuam em cargos chaves nas empresas e instituições de pesquisa de ponta da área. Nas conferências, cursos e workshops muito conhecimento foi disponibilizado e muitos contatos foram feitos, criando uma rede conectada de profissionais atuantes na área. Que estas realizações sigam se repetindo, de forma sempre renovada, por mais muitos anos”, pontuou o diretor-executivo da FACTA, Anselmo Micheletti.
2023
Este ano a FACTA já realizou a Conferência FACTA WPSA-Brasil 2023: “Brasil, o supermercado do mundo!” no mês de maio; o workshop “Colheita, Necropsia e Envio de Amostras de Aves para Diagnóstico Laboratorial”, em junho e o “Simpósio Enfermidades Bacterianas & Virais”, no mês de julho
Os próximos eventos são a VII Feira & Simpósio de Avicultura e Suinocultura do Nordeste, de 19 a 21 de setembro em Tacaimbó (PE) e Simpósio Enfermidades Coccidiose Saúde & Integridade Intestinal, de 17 a 19 de outubro, em Cascavel (PR).
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina