Câmara Setorial da Suinocultura realiza encontro na sede da Agricultura de São Paulo
Nesta quinta-feira, (3/8), integrantes da Câmara Setorial da Suinocultura, se reuniram, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para tratar da questão sanitária pertinente à cultura no Estado de São Paulo, discutir e definir sobre adesão da Suinocultura Paulista ao Fundo de Desenvolvimento da pecuária do Estado de São Paulo (Fundepec-SP), e difundir informações sobre suspensão da vacinação contra febre aftosa que entra em vigor no próximo ano, além do plano de controle e combate ao javali.
Alguns estados brasileiros não realizam mais a vacinação, por terem alcançado o status de zonas livres da doença, e neles, não existe mais a obrigatoriedade de imunizar o rebanho. O Estado de São Paulo que se encontra no grupo 4, junto com os demais estados do Sudeste, está em processo de suspensão.
Esse o tema foi amplamente discutido na reunião, que contou com presença de toda cadeia produtiva da Suinocultura Paulista, produtores, agroindústria, pesquisadores e entidades que deram grande contribuição ao debate.
Artur Felício, gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos e Affonso Marcos ambos da Defesa Agropecuária, da SAA, apresentaram os planos de Vigilância de Doenças dos Suínos, o status sobre o atual momento e o planejamento para suspensão da vacinação contra febre aftosa.
O presidente do Fundepec Cyro Penna, presente ao encontro, após apresentar as características e diretrizes do fundo, fez o convite oficial a cadeia da Suinocultura para aderir ao programa, representado na pessoa do Presidente da Câmara Setorial de Suinocultura, Valdomiro Ferreira.
A cadeia produtiva ali reunida se manifestou a favor da adesão, parabenizando Cyro e reafirmando a importância do fundo e que, a partir de agora, vão trabalhar juntos para consolidação da adesão.
Também fizeram uso da palavra, a Dra.Andreia Moura representante Estadual do MAPA, que declarou estar muito feliz pela adesão e forma que as cadeias produtivas vêm trabalhando em conjunto para o sucesso da implementação do fundo.
O coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA, José Carlos de Faria Jr, afirmou o compromisso da gestão Antônio Junqueira em estabelecer o diálogo com toda cadeia produtiva e, principalmente, a busca de soluções para os entraves, e que a adesão da Suinocultura ao fundo mostra a maturidade destes produtores. Neste sentido, a Secretaria, através das Câmaras, vai continuar atuando nas outras cadeias da área animal, dialogando e divulgando a importância de fortalecer o Fundepec, não só pela manutenção do status sanitário, mas pela segurança dos próprios produtores e da economia do Estado. José Carlos parabenizou os técnicos da FAESP e da SRB que conduziram este trabalho até essa concretização do fundo.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina