Os temas eficiência energética, produtividade, geopolítica e IA fecham o primeiro dia da Megacana
Nesta quarta-feira (09), primeiro dia da Megacana, os painéis e palestras do período da tarde debateram temas importantes para o setor sucroenergético, entre eles: etanol e eficiência energética, produtividade, a geopolítica do agronegócio e Inteligência Artificial – IA.
Para falar da queridinha do setor, a cana-de-açúcar, a Megacana trouxe um painel com Paulo Figueiredo, Engenheiro Agrônomo e Pós-doutor pela Universidade Federal de Viçosa. Ele deu uma aula para a plateia formada por profissionais, empresários do setor e produtores, sobre a fisiologia da cana, o clima e resiliência com foco na melhora da performance e aumento da produtividade.
Na sequência foi a vez dos produtores e profissionais da Canacampo falarem sobre produtividade, safra, tecnologia e inovação, trocando informações e experiências de cada empresa e fazenda. Participaram do painel desta quarta, João Bosco – Diretor Agropecuária Avil / Diretor Canacampo; Douglas Miranda, Gerente Agrícola Fazenda São Sebastião; Agnaldo Jr. 21 Engenheiro Agrônomo da Fazenda Boa Esperança; e Camila Brunozzi – Engenheira Agrônoma da Agropecuária Brunozzi. A mediação do painel ficou por conta do coordenador agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau.
Ainda na parte da tarde, Roberto James alertou sobre a boa comunicação do setor, falou do potencial energético e alertou para que questões que envolvem a mistura de etanol na gasolina, lembrando que a conta 70 por 30 foi feita quando a mistura era menor, mas que atualmente essa conta já morreu, visto o aumento da mistura e a inovação tecnológica vivenciada no setor automobilístico. Roberto James é mestre em Psicologia, Administrador de Empresas e Pesquisador e influenciar do setor.
Aldo Rebelo, jornalista, ex-ministro e ex-deputado federal e presidente da Câmara Federal, deu uma aula sobre geopolítica da segurança energética e a agroindústria brasileira. Segundo Rebelo é preciso estrutura, logística e políticas públicas claras para que o agronegócio seja cada vez mais competitivo. Ao fim da palestra, o Aldo Rebelo e o ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, Paulo Piau que estava no evento, foram homenageados com um troféu em reconhecimento ao trabalho realizados pelos dois no Código Florestal, como relatores.
A última palestra desta quarta-feira, dia 09, foi com Walter Longo, que falou da IA, como podemos utilizar de forma positiva e os cuidados que devemos ter. Ele lembrou que muitas pessoas têm usado para facilitar o trabalho, ou mesmo para economizar recursos na contratação de pessoal, sendo que a IA está invadindo todos os setores, além da vida privada. Para ele a IA traz uma mudança de tempo e não um tempo de mudança, com impacto que amplia a produtividade e cria novas oportunidades, desde que tenha atenção.
Amanhã tem mais Megacana. A programação está disponível nas redes sociais da feira e no site www.megacana.com.br.
A Megacana acontece nos dias 09 e 10 de agosto na sede da Canacampo, em Campo Florido (MG). A feira é uma realização da Cancampo e Siamig. A Solis é a agência oficial do evento. Entre as empresas patrocinadoras estão: Ubyfol, Coruripe, Koppert, Sergomel, Copercana, Basf (Master) e Semeagro e Carbom Brasil (Ouro).
0 comentário
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira
Média diária de exportação de açúcar até a 3ª semana de dezembro é 42% inferior à de 2023
Problemas climáticos afetam produção de açúcar da Índia e expectativas de exportação
Alta do açúcar nesta 2ª feira (23) perde força e cotações ficam praticamente estáveis em NY
Açúcar abre em alta nesta 2ª feira e recupera parte das perdas registradas na última semana
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY