Preço do milho em Mato Grosso recuou 43% em 1 ano, indica Imea
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho. O levantamento destaca que o preço do milho no Mato Grosso segue registrando fortes quedas desde o início de 2023.
Na semana do dia 28 de julho, o preço médio do milho ficou cotado em R$ 33,23 a saca no estado após apresentar desvalorização de 43,18% ante ao mesmo período do ano passado, que tinha patamar de R$ 58,48/sc.
“Esse cenário é em decorrência do aumento da disponibilidade do cereal no mercado interno, do déficit de armazenagem e da perspectiva de uma produção de 50,15 milhões de toneladas, 14,39% a mais que a safra 21/22”, explica o Imea.
Os técnicos do Instituto também não enxergam um cenário mais positivo no futuro para essas cotações. “Além da forte pressão interna, para as próximas semanas o preço do cereal poderá ainda ser impactado pelas oscilações da CMEGroup devido à produção da safra americana ainda estar em aberto e ao aumento das tensões entre a Rússia e a Ucrânia”.
Colheita
Ao mesmo tempo, a colheita da safra de milho segue avançando no Mato Grosso e se encaminha para o final. Até a última sexta-feira (28), 91,62% das lavouras já haviam sido colhidas, um patamar menor do que os 97,95% do mesmo período de 2022 e do que os 92,63% da média dos últimos cinco anos.
0 comentário
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago