Exportações de diesel da Rússia aumentam 5% em julho
MOSCOU (Reuters) - As exportações marítimas de diesel e gasóleo da Rússia em julho aumentaram 5% em relação ao mês anterior, para cerca de 3,8 milhões de toneladas, conforme a manutenção sazonal das refinarias desacelerou, mostraram dados de traders e da Refinitiv Eikon.
A capacidade primária ociosa de refino de petróleo para julho foi estimada em 2,458 milhões de toneladas, uma queda de cerca de 37% em relação a junho, mostraram dados da Refinitiv e cálculos da Reuters.
Desde que o embargo total da UE aos produtos petrolíferos russos entrou em vigor em 5 de fevereiro, a Turquia continua sendo o principal destino das exportações marítimas de diesel e gasóleo da Rússia, atingindo cerca de 1,3 milhão de toneladas em julho, ou cerca de um terço do total do mês, mostram dados da Refinitiv.
Os carregamentos de diesel para o Brasil a partir dos portos russos, principalmente do porto báltico de Primorsk, podem crescer em julho para um recorde, ultrapassando mais de 700.000 toneladas, de acordo com os dados de embarque.
No mês passado, cerca de 660 mil toneladas de diesel russo seguiram para países africanos, principalmente Marrocos, Tunísia, Gana, Senegal e Líbia.
Outras 270.000 toneladas de diesel da Rússia em julho foram destinadas a transferências de navio para navio perto do porto grego de Kalamata, mostram dados da Refinitiv.
Os destinos finais dessas cargas ainda não são conhecidos, e traders disseram esperar que sejam para a Turquia ou países do Oriente Médio.
Todos os dados de envio acima são baseados na data de saída da carga. Cerca de 200 mil toneladas de diesel embarcadas em portos russos em julho ainda não têm destino confirmado.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Wall St abre em alta em sessão mais curta por Black Friday
ONS vê reservatórios de hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste em 48,7% ao final de dezembro
Ibovespa mostra fraqueza na abertura sem alívio em preocupação fiscal
Dólar tem leve alta na abertura e volta a ultrapassar R$6,00 após pacote fiscal
Dívida pública bruta fica em 78,6% do PIB em outubro, mostra BC
Índices da China registram ganho mensal com expectativa de dados positivos e estímulos